Encomex se consolida no Mercosul como evento de referência

0

Porto Alegre (RS) – Mais de mil e quatrocentas pessoas vindas do Brasil e de outros onze países (Argentina, Uruguai, Paraguai, Venezuela, Chile, Peru, França, Itália, Suécia, Dinamarca e Irlanda) passaram pelo Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) durante a segunda edição do Encomex Mercosul, em Porto Alegre.

Durante dois dias (31/8 e 1°/9), o evento realizado pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) reuniu autoridades dos países que integram o bloco, especialistas em comércio exterior, empresários e estudantes.

Na avaliação do diretor do Departamento de Planejamento e Desenvolvimento do Comércio Exterior (Depla) da Secex, Fábio Faria, o Encomex se consolidou como um evento de referência no Mercosul. “Cumprimos a missão de incentivar o comércio intra e extra bloco e a integração regional”, destacou.

Mais de novecentas rodadas de negócios

Além do público que assistiu aos painéis realizados no auditório da Fiergs, o Encomex Mercosul reuniu empresários que participaram do Encontro com as Tradings (empresas que realizam a intermediação entre produtores nacionais e os importadores), organizado pela Apex-Brasil, e do Encontro de Negócios Al Invest (organizado pela CNI).

Ao todo, mais de novecentas rodadas de negócios foram realizadas, com a participação de cem empresas do Brasil, vinte e quatro dos demais países da América Latina e doze empresas europeias.

Acesso via web

Os onze painéis realizados no auditório principal puderam ser acompanhados ao vivo pela internet. Foram registrados picos de mil e quatrocentos acessos simultâneos.  As pessoas que não puderam comparecer ao evento acompanharam, pela internet, os debates sobre temas atuais como a retomada das negociações do acordo de livre comércio Mercosul – União Europeia (UE), onde o diretor do Departamento de Negociações Internacionais do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Evandro Didonet, declarou que a orientação do governo brasileiro aos negociadores é “avançar o quanto for possível” até o final deste ano, na direção de um acordo de livre comércio entre os blocos econômicos.

Bilateral Brasil-Uruguai

Como parte da programação do Encomex Mercosul, autoridades dos governos brasileiro e uruguaio participaram da 14ª Reunião da Comissão de Monitoramento do Comércio Bilateral Brasil-Uruguai. Foram discutidos assuntos relacionados à integração produtiva e à facilitação de comércio. Houve avanços na negociação de um certificado sanitário para exportação de carne e miúdos de aves do Brasil para o Uruguai.

O governo uruguaio indicou que pode aceitar a proposta de certificado apresentada pelo Brasil. O tema será acompanhado pela Comissão de Monitoramento que terá outra reunião, em novembro, em Montevidéu, no Uruguai.

Reuniões internacionais

Também foram realizadas as reuniões de Promoção Comercial Conjunta do Mercosul e sobre a participação dos organismos multilaterais na integração produtiva. Além disso, houve o seminário internacional: “Mercosul e Integração Regional: Mecanismos de Financiamento para Governos Locais e Regionais”, a Reunião Especializada de Cooperativas do Mercosul e a Mesa Setorial de Integração Produtiva Brasil-Argentina.

Organizadores

O Encomex Mercosul 2010 é uma iniciativa brasileira promovida em conjunto pelo MDIC, Ministério das Relações Exteriores (MRE), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI/PR), Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).

O evento conta com patrocínio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MDIC

Deixe uma resposta