Entidades do setor calçadista promove evento sobre as tendências do mercado mundial

0

Novo Hamburgo – Ainda nebuloso para os calçadistas brasileiros, o cenário internacional para o setor será tema do Análise de Cenários, uma promoção conjunta entra a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e Centro das Indústrias de Curtume do Brasil (CICB).  O evento, que será conduzido pelo consultor e economista Marcos Lélis acontece no próximo dia 8 de junho, no Hotel Locanda, em Novo Hamburgo/RS.

O presidente-executivo da Abicalçados, Heitor Klein, ressalta que o evento busca tornar o cenário externo mais claro para o setor. Segundo o executivo, atualmente quase 15% da produção de calçados é comercializada no mercado internacional, número que já foi maior e teve uma queda resultante de problemas de competitividade ocasionados por questões internas e também pelo real sobrevalorizado.

 “Um evento como o Análise de Cenários tem o objetivo de fornecer informações importantes para o exportador neste momento favorável, em que os nossos principais mercados apontam para uma recuperação e o dólar está em patamares elevados”, avalia Klein.

Nos quatro primeiros meses de 2016, foram exportados 40,3 milhões de pares de calçados, 3% mais do que no mesmo período do ano passado. “Esperávamos uma recuperação mais robusta nos primeiros meses, o que não veio devido a problemas internos relacionados ao Custo Brasil e também à crise econômica e política pela qual passa o Brasil”, comenta, ressaltando que, no entanto, a expectativa é de recuperação gradual no mercado externo para os próximos meses.

Componentes
Dados da Assintecal apontam para uma recuperação das exportações do setor de componentes. Entre janeiro e abril foi embarcado o equivalente a US$ 206,3 milhões, 4,4% mais do que no mesmo período de 2015.

Para o presidente da Assintecal, Milton Killing, o cenário externo pode ajudar o segmento a equilibrar as perdas no mercado doméstico desaquecido. “Diante de um mercado interno que busca estabilidade, a exportação pode ser um caminho favorável. Mas para que ela ocorra com sucesso é preciso conhecer, pesquisar e saber sobre as características, logísticas e os trâmites para cada destino”, ressalta. Segundo o dirigente, o evento tem a função de trazer informações e auxiliar as empresas que buscam o mercado externo em seu plano de negócios.

Couros
O presidente-executivo do CICB, José Fernando Bello, também destaca a importância do evento para definir rumos do setor além-fronteiras. Tendo registrado aumento em volume exportado no quadrimestre, chegando a mais de 67 milhões de metros quadros embarcados (incremento de 8,7% em relação a 2015), os curtumes buscam uma melhor rentabilidade no comércio exterior.

Para o executivo, o evento Análise de Cenários se configura como uma importante plataforma de ideias e tendências de mercado para incrementar ainda mais esse número. “Trata-se de uma atividade que pode dar apoio a decisões relevantes no nosso setor, como investimentos e posicionamento comercial”, frisa.

O evento Análise de Cenários é uma promoção da Abicalçados, Assintecal e CICB , que conta com o apoio da  Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem (Abiacav),  Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os setores do Couro, Calçados e Afins (Abrameq) e Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefato (IBTeC).  A ação é realizada duas vezes ao ano e, nesta edição, terá um formato dinâmico, tipo talk show, com maior interação com o público. O evento é aberto para empresas associadas às entidades envolvidas e tem inscrições limitadas. Para efetuar a inscrição, o interessado deve preencher o link 

Serviço
Data: 08/06
Horário: das 18h30 às 20h30
Local:  Hotel Locanda (Rua Wendelino Henrique Klaser, 35 – Novo Hamburgo/RS)
Palestrante: Marcos Lélis, consultor e professor Dr. em Economia
Promoção: Abicalçados, Assintecal e CICB
Apoio: Abiacav, Abrameq e IBTeC

 

Fonte: Abicalçados

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta