São Paulo – “A Rota Manta (Porto) no Equador – Manaus (AM), tem um trecho de rodovia desde o Porto de Manta até o porto Providencia na Amazônia no Equador.Trata-se de um projeto-piloto estratégico para os dos países e que já se encontra habilitado mais ainda falta divulgar o comercio pela hidrovia. Parte do projeto tem o foco na redução do tempo de transporte entre países como China e Japão para o Brasil, em especial para o polo industrial de Manaus melhorando o tempo da logística para o seu abastecimento e produção.
Em relação às exportações do Equador, o projeto também é estratégico, naa medida em que contribui para agilizar o comercio com o Brasil através da rota até Manaus
“Com o uso da hidrovia é possível agilizar a chegada de mercadorias ao Amazonas e a outros estados das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Entre os produtos que navegam no trecho se destacam os materiais de construção e para a industria metalmecânica”, afirma Alexis Villamar, diretor do Escritorio Comercial do Equador em São Paulo (Pro Ecuador).
A hidrovia é apenas um dos exemplos do potencial de negócios que podem ser estimulados entre Brasil e Equador. Outros exemplos de bons negócios e investimentos serão tratados no evento Latam For Business que será realizado dia 25 de novembro em São Paulo, em parceria com o WTC Business Club.
A hidrovia é apenas um dos exemplos do potencial de negócios que podem ser estimulados entre Brasil e Equador e será um dos temas a serem tratados no evento Latam For Business que será realizado dia 25 de novembro em São Paulo, em parceria com o WTC Business Club.
Com a participação no Latam For Business, os responsáveis pelo comércio exterior do Equador buscam trabalhar no Brasil os produtos equatorianos mais elaborados como cacau (chocolate), atum, e outros produtos alimentícios, e com valor agregado. Além disso, serão implementadas ações de promoção de outros produtos importantes da pauta exportadora do Equador, como a banana, camarões, atum e diversos tipos de pescados. entre outros.
Para quem procura bons investimentos no Equador o país apresenta otimas oportunidades no setor de infraestrutura, como por exemplo aeroportos e hidreletricas.
A crise e a alta do dólar frearam o crescimento dos negócios entre o Equador eo Brasil, mas segundo Alexis Villamar “vamos manter nosso plano de desenvolvimento. Buscamos diversificar ainda mais a presença de produtos do Equador aqui no Brasil porque com certeza o Real voltará a se valorizar e continuaremos realizando ótimos negócios no pais”, explica.
Ação divulga o sabor do cacau do Equador
Como parte das ações de promoção realizadas pelo Pro Ecuador no Brasil será realizada uma apresentação e degustação do sabor do cacau do Equador para os mais de 400 executivos participantes do evento Latam For Business. A ação acontecerá num espaço especialmente montado no WTC Business Club São Paulo, no qual os visitantes serão convidados a participar de uma experiência para despertar o olfato, a visão e principalmente o paladar. O chocomelier Rafael Barros irá esculpir ao vivo uma rosa de 50cm toda em chocolate. Barros conquistou diversos prêmios como o “Melhor Chocolate de São Paulo” (Veja SP 2014/2015) e o “Prêmio de Chef do ano”. (Veja SP 2014/2015Os participantes do evento poderão acompanhar o desenvolvimento da escultura e provar variedades de bombons elaborados com cacau do Equador.
O espaço será todo tematizado com os principais produtos de exportação do país, como as rosas, o cacau, o chapéu de palha toquilla (Panamá Hut) originários do Equador.
Fonte: ProEcuador