Especialistas do Brasil e da China se reúnem para debater cooperação em Indicações Geográficas

0

Brasília – Para trocar informações e experiências quanto ao fomento, registro e controle de indicações geográficas (IG), profissionais que atuam com registro de IG no Brasil se encontram com representes chineses nesta terça-feira (25), no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A República Popular da China é conhecida por sua política pública de reconhecimento e garantia da origem de produtos por meio do registro de IG.

O intercâmbio entre os países ocorre em Brasília (DF), Porto Alegre (RS) e Bento Gonçalves (RS) até quinta-feira, 27 de junho, e debaterá aspectos importantes como: legislação e fomento, controle dos produtos e IG como ferramenta de desenvolvimento regional. Segundo a coordenadora de Indicação Geográfica do Mapa, Beatriz Junqueira, existe a intenção de estabelecer um termo de cooperação técnica entre os dois países para dar continuidade ao intercâmbio.

Participam dos debates, a Associação dos Produtores de Arroz do Litoral Norte Gaúcho (Aproarroz), Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ministério das Relações Exteriores (MRE), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Durante a visita, os chineses conhecerão as instalações da Unidade da Embrapa Uva e Vinho e as vinícolas do Vale dos Vinhedos no Rio Grande do Sul.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Mapa

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta