Estudo da Apex-Brasil identifica mais de 200 oportunidades para empresas de Goiás no mercado externo

0
334

Brasília – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) acaba de preparar um estudo sobre o potencial do estado de Goiás para a exportação e atração de investimentos estrangeiros. O estudo Goiás – Perfil e Oportunidades de Exportações e Investimentos 2020, é uma publicação inédita, construída sob a perspectiva da Apex-Brasil na identificação de mercados estratégicos e de pontos de atenção que possam favorecer o fortalecimento econômico dos estados e o processo de internacionalização das operações das suas empresas.

O estudo busca apresentar um panorama geral da economia do estado do Goiás e identificar o seu potencial exportador a partir de uma análise das exportações de bens e serviços e do perfil dos investimentos estrangeiros diretos no estado.

“Preparamos o material para contribuir com o processo de formulação de políticas públicas para o comércio exterior do estado e fornecer insumos para os processos de tomada de decisão das empresas goianas em suas estratégias de exportação”, destaca o Gerente de Inteligência de Mercado da Apex-Brasil, Igor Celeste.

Com base em metodologia desenvolvida especificamente para esse estudo, foram mapeadas as oportunidades para as exportações goianas, identificadas e classificadas nos cinco principais destinos das exportações do estado por produto; e os setores com modesto desempenho exportador com maior potencial para a exportação de bens.

O estudo identificou 232 oportunidades específicas, distribuídas em 13 complexos, mapeadas com base na metodologia da Apex-Brasil, para as exportações goianas para 5 cinco destinos selecionados – China, Países Baixos, Coreia do Sul, Estados Unidos e Índia –, detalhadas por categorias (Abertura, Consolidação, Manutenção e Recuperação) e pelo código SH6.

Com base na identificação setores com baixo desempenho exportador mas com grande potencial ainda não realizado, foram selecionados os nove com maiores chances de negócios para o estado fora do país. Dentre eles, ressaltam-se cinco setores mais atrativos, com base no conjunto dos critérios selecionados: “Fabricação de outros produtos alimentícios”; “Fabricação de instrumentos e materiais para uso médico e odontológico e de artigos ópticos”; “Confecção de artigos do vestuário e acessórios”; “Laticínios” e “Fabricação de móveis”. Por fim, apresenta-se um panorama das exportações de serviços e se identifica a tipologia dos investimentos externos diretos feitos no estado.

SERVIÇO

Acesse o estudo (cadastro gratuito necessário – selecionar Goiás entre as opções do menu): http://www.apexbrasil.com.br/inteligenciaMercado/PerfilExportadorEstadosBrasileiros

(*) Com informações da Apex-Brasil

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta