Estudo do CICB mostra  alta nas exportações de couros com alto valor agregado no mês de julho

0

Novo Hamburgo – O Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), por meio de sua Inteligência Comercial, preparou uma análise completa, com dados e estatísticas sobre as exportações de couros e peles do Brasil no mês de julho.

O conteúdo é baseado em informações divulgadas pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). No total, foram vendidos ao mercado internacional US$ 249,027 milhões, o que significa um crescimento de 26% sobre o mesmo período do ano passado.

O presidente executivo do CICB, José Fernando Bello, destaca alguns pontos importantes a partir destas estatísticas: neste mês, houve um crescimento sobre as exportações de couros nos estágios semi e acabado (com maior valor agregado) e queda nas vendas dos couros salgados e wet blue (nos estágios iniciais de curtimento).

“Essa informação mostra os resultados do trabalho dos curtumes brasileiros para exportar artigos de maior valor, beneficiando toda a cadeia no país”, destaca Bello, sublinhando o apoio fundamental do projeto Brazilian Leather, uma iniciativa de CICB e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), para a concretização deste panorama positivo.

Outro ponto destacado pelo gestor é a diversificação de mercados, com destaque para a ascensão do Vietnã no ranking de maiores clientes do Brasil: o país do sudeste da Ásia está em quarto lugar, registrando um crescimento de 131,3% em valores sobre 2013. Recentemente, o CICB, por meio do projeto Brazilian Leather, realizou uma Missão Empresarial ao Vietnã, com rodadas de negócios e participação em uma feira, com ótimos resultados para os curtumes do Brasil.

O ranking de estados exportadores no ano está assim: Rio Grande do Sul (19,7%), São Paulo (18,9%) e Goiás (14,3%).

Para acessar o conteúdo elaborado pelo CICB, clique aqui

Fonte: CICB

Deixe uma resposta