Estudo traz informações de acesso a mercados de 5 países sul-americanos para produtos lácteos brasileiros

0

Brasília – A Apex-Brasil disponibilizou um novo estudo com informações de acesso a mercado para a exportação de produtos lácteos para Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai e Peru. Este é o segundo levantamento, de uma série de seis, voltado para cadeia do agronegócio e o pequeno e médio produtor. Em junho de 2021, a Agência disponibilizou um estudo sobre café.

A série é resultado do trabalho conjunto entre a Gerência de Inteligência de Mercado, os Núcleos PEIEX e a Gerência de Agronegócios. Além disso, em cada estudo contribuem entidades ligadas ao setor. Neste caso, o material formulado contou com a participação ativa da Associação Brasileira de Laticínios (Viva Lácteos), conveniada da Apex-Brasil.

Há no material informações detalhadas sobre impostos de importação e questões regulatórias, além de informações sobre normas de rotulagem frontal nutricional, cada vez mais presentes nos países da América do Sul.

Segundo o analista da Coordenação de Acesso a Mercado, Igor Gomes, estudos desse tipo são cada vez mais relevantes para quem quer exportar: “Dados, informações e insights de acesso a mercado são cruciais para um bom planejamento de negócios e uma correta tomada de decisão. Estar atento às exigências regulatórias dos mercados é uma das formas de minimizar o risco no momento da exportação. Um exemplo relevante disso é a adoção, por parte de diversos países sul-americanos, de normas e regras de rotulagem frontal nutricional para alimentos. Mais do que uma tendência, uma realidade na região”, diz.

Baixe o estudo: https://click.apexbrasil.us/acesso_produtos_lacteos

(*)  Com informações da Apex-Brasil

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta