Expansão robusta do comercio exterior da China leva a alta na movimentação e fabricação de contêineres

0

Beijing – A movimentação de carga nos portos da China registrou um crescimento estável em julho, com a expansão robusta do comércio exterior do país, mostraram os dados do Ministério do Transporte. No mês passado, os portos da China movimentaram 1,27 bilhão de toneladas de carga, um aumento anual de 11,3%, de acordo com o ministério.

A movimentação de contêineres nos portos do país em julho aumentou anualmente 12,4%, para 23,71 milhões de unidades equivalentes a vinte pés (TEUs), revelou o ministério. De janeiro a julho, a movimentação de carga nos portos da China totalizou 8,91 bilhões de toneladas, enquanto a movimentação de contêineres atingiu 161,89 milhões de TEUs, mostraram os dados.

Movimentação de contêineres

De acordo com a  Associação de Portos da China anunciou que os principais portos do país registraram crescimento na movimentação de contêineres em meados de agosto.

De 11 a 20 de agosto, a movimentação de contêineres nos oito principais portos da China aumentou 2,7% ano a ano. Especificamente, a movimentação dos contêineres para o comércio exterior aumentou 5,3% em termos anuais. A taxa de crescimento da movimentação de contêineres para o comércio exterior nos portos de Xiamen e Guangzhou ultrapassou 20% no período, revelou a associação.

O boom da movimentação de contêineres para o comércio exterior ocorreu em meio à rápida expansão das exportações chinesas, que cresceram 24,5% em relação ao ano passado nos primeiros sete meses de 2021, para 11,66 trilhões de yuans (US$ 1,8 trilhão).

Produção de contêineres

Com o comércio exterior chinês em franca expansão, a China International Marine Containers (Group) Ltd. (CIMC), fabricante líder de contêineres, registrou um desempenho recorde no primeiro semestre deste ano em meio ao aumento da demanda global por contêineres. A receita da empresa atingiu 73,2 bilhões de yuans (US$11,3 bilhões) no período, um aumento anual de 85,6%, enquanto seu lucro líquido totalizou 4,3 bilhões de yuans, de acordo com o relatório de ganhos do primeiro semestre divulgado na noite de sexta-feira.

O negócio de contêineres da empresa obteve receita de 27,5 bilhões de yuans no período, crescendo 224,9% ano a ano, enquanto seu lucro líquido atingiu 4,39 bilhões de yuans, cerca de 18 vezes o número no mesmo período do ano passado.

Este é o melhor desempenho no primeiro semestre da empresa desde o início da produção em 1982, aponta o relatório. A CIMC atribuiu seu robusto crescimento no primeiro semestre ao renascimento do comércio global de commodities e à crescente demanda por contêineres de transporte no período. A CIMC está sediada em Shenzhen, um centro de tecnologia na Província de Guangdong, sul da China.

(*) Com informações da Agência Xinhua

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta