Exportações brasileiras para a América Latina crescem com uso do Certificado de Origem Digital

0

Brasília – Mesmo com ritmo menor de exportações, principalmente para a Argentina, o comércio entre Brasil e seus principais parceiros na América Latina está mais digital. Um levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que, nos últimos doze meses, aumentou em 59% o uso de certificados de origem digitais (COD) em transações com Argentina, Uruguai, Bolívia, Chile, Paraguai e Cuba.

O COD é um documento que garante a origem de um produto para que o bem se beneficie de reduções ou isenções de impostos de importação em países com quem o Brasil tem acordos comerciais. A versão digital reduz burocracia e tempo de processamento entre as aduanas, além de garantir maior segurança entre produtor e comprador.

“O Brasil já tem acordos com a Argentina e o Uruguai para todo o comércio ser feito com certificado digital. Precisamos avançar nas negociações com os demais países da América Latina para facilitar o comércio na região e diminuir os custos para as empresas”, afirma Sarah Saldanha, gerente de Serviços de Internacionalização da CNI.

SAIBA MAIS – Emitir o COD é fácil e rápido. Para mais informações, acesse o site do COD e saiba como garantir a certificação digital para as suas exportações.

(*) Com informações da CNI

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta