Exportações de carnes mantiveram em dezembro desempenho de novembro

Compartilhe:

Campinas – As exportações de carnes de frango, suína e bovina no mês de Dezembro acabaram contrariando as expectativas para essa época do ano quando se aguardava uma queda nas vendas externas do produto, devido ao crescimento antecipado das importações visando as festas de fim de ano e as exportações do produto geraram uma receita cambial similar à do mês anterior (+0,3%), enquanto o volume recuou apenas 1,6%.

O desempenho mais sofrível foi o da carne suína, cujo volume e receita recuaram mais de 20% em relação ao mês anterior. A carne bovina registrou 6% de incremento no volume e na receita, enquanto a carne de frango, não obstante um volume 0,6% menor, teve aumento de receita de 1,8%. Isso foi conseguido porque o preço médio do produto foi o único a obter valorização no mês (+2,5% em relação a novembro/10).

Entretanto, as três carnes apresentaram redução de volume em relação a dezembro de 2009: a suína, de quase 18%; a bovina, de praticamente 25%; e a de frango, de 1,2%. Em decorrência, só esta última registrou aumento significativo (+14,6%) na receita cambial. A receita das carnes bovina e suína teve incremento anual inferior a 1%.

Fonte: AviSite

Tags: