Exportações de máquinas têm forte queda no trimestre com retração nos embarques para os EUA e AL

0

Da Redação (*)

Brasília  – As exportações de máquinas e equipamentos tiveram uma forte queda de 12,6% no primeiro trimestre do ano em comparação com o mesmo período de 2019. Comparativamente com o último trimestre do ano passado a queda foi de 11,1%. Os dados foram divulgados hoje (28) pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).

De acordo com a Abimaq, as principais quedas nas exportações brasileiras do setor  ocorreram para os Estados Unidos, com uma retração de 29,9% e para os países da América Latina, onde as vendas externas do setor apresentaram um recuo de 11,1% em relação ao primeiro trimestre do ano passado.

Ainda de acordo com a Associação, as vendas da indústria brasileira de máquinas e equipamentos fecharam o primeiro trimestre de 2020 com receita líquida de R$ 29 bilhões, montante 2,3% superior ao registrado no mesmo período de 2019. Na comparação com os últimos três meses do ano passado, houve queda de 5,2%.

“Diante dos desdobramentos da Covid-19 (coronavirus) no mundo, o cenário é incerto no curto prazo. O natural esfriamento da demanda, a dificuldade de obter insumos tanto nacionais quanto importados, as dificuldades em obter capital de giro são algumas dessas preocupações dos fabricantes”, destacou a entidade em nota.

(*) Com informações da Agência Brasil

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta