Da Redação (*)
Brasília – As exportações de veículos automotores tiveram uma queda de 6,2% no mês de março, comparativamente com fevereiro, com a comercialização de 38,9 mil unidades no mercado externo. No acumulado do primeiro trimestre, os embarques totalizaram 108,1 mil unidades, representando um aumento de 12,8% nas exportações.
Os dados foram divulgados hoje (8) pela Associação dos Fabricantes de Veículos Automotivos (Anfavea) em São Paulo .Segundo a Associação, no primeiro trimestre do ano passado, foram exportados 95,8 mil veículos e no comparativo com março de 2021 houve um crescimento de 5,8%
Por outro lado, a Anfavea informou que a produção de veículos automotores aumentou 11,4% em março na comparação com fevereiro, chegando a 184,8 mil unidades. Na comparação com março de 2021, a produção foi 7,8% inferior. No acumulado do trimestre também houve queda ao comparar com o mesmo período do ano passado (-17%).
“Além da questão dos semicondutores, tivemos impactos negativos da onda Ômicron nos primeiros dois meses do ano, por seu alto índice de contágio, e um volume de chuvas e alagamentos acima da média, afetando o deslocamento dos clientes e o funcionamento de várias concessionárias”, disse o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes.
Segundo os dados, as 146,8 mil unidades de autoveículos vendidas em março representaram alta de 10,9% sobre março e baixa de 22,5% sobre o mesmo mês de 2021, quando foram licenciadas 189,4 mil unidades. No acumulado do ano, as vendas apresentaram queda de 23,2% ao totalizarem 405,7 mil, enquanto no mesmo período do ano passado esse total foi de 527,9 mil.
(*) Com informações da Agência Brasil