Festa da Uva de Jundiaí e Expo Vinhos receberam 129 mil pessoas nos dois primeiros finais de semana



Última atualização: 28 de Janeiro de 2020 - 14:54
0
466

Jundiaí (SP) – A 37ª Festa da Uva de Jundiaí e a 8ª Expo Vinhos reuniram em seus dois primeiros finais de semana 129 mil pessoas no Parque da Uva. O sucesso é fruto da fruta: a uva Niágara Rosada e os 85 anos de tradição das festividades que a cidade realiza para comemorar a mutação genética que aconteceu naturalmente na região entre as uvas Niágara e Niágara Branca, resultando na uva mais famosa da mesa dos brasileiros, que inclusive já tramita em processo de reconhecimento de Indicação Geográfica, uma certificação que garante a autenticidade e exclusividade da regionalidade da fruta.

Mas Jundiaí neste ano tem muitos motivos para comemorar: além da Festa da Uva ser reconhecida como a maior do Estado de São Paulo, a cidade também foi eleita em novembro de 2019 como o melhor roteiro de turismo rural pelo “Prêmio Top Destinos Turísticos”, incentivando ainda mais as visitas à cidade, e o resultado veio rápido: nesta edição da festa, a cidade recebeu turistas de 73 cidades, 12 estados e seis países.

Para a diretora de Turismo da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Marcela Moro, a popularidade da festa é motivo de orgulho para a cidade e alavanca as vendas dos produtores rurais, além de estimular o turismo. “O desenvolvimento econômico é uma das prioridades da administração Luiz Fernando Machado, e a Festa da Uva de Jundiaí é hoje a maior do Sudeste”, ressalta.

A festa promove aos produtores uma das principais datas de venda. No ano passado, a festa arrecadou R$14 milhões e nesse ano a tendência é ter um faturamento maior, pelo número de visitantes. A cidade possui 300 produtores (que também são propriedades de turismo rural), 22 vinícolas, e produzem cerca de 8, 5 milhões de litros de vinhos por ano. Sem contar a produção de sucos e produtos diversos que são provenientes da uva como pães, geleias, doces.

Mas a Festa da Uva não promove apenas a uva, mas sim, toda a economia jundiaiense, a famosa coxinha de queijo, patrimônio imaterial da cidade, tem lugar garantido no evento, inclusive é possível encontrar os mais queridos da cidade por lá. Tem frango à passarinho com polenta frita, yakissoba, tempurá, rojão de carne, churrasco, pastel, massas e uma infinidade de sabores que fazem de Jundiaí tão especial com sua mistura de colonos italianos com brasileiros.

E por falar em colonos, chegar à festa e embarcar numa viagem ao tempo recepcionados pelas famílias de colonos é uma experiência divertida onde os visitantes podem interagir, participar dos cenários e do cotidiano. A Festa da Uva de Jundiaí e a Expo Vinhos é, certamente uma experiência para toda família. O espaço frutas ainda oferece uma feira completa com as melhores frutas de Jundiaí. Para quem quiser se arriscar em lances, é possível participar do leilão de frutas premiadas e levar para casa as uvas campeãs do concurso do ano.

E para quem quiser experimentar a vivência do Expresso Turístico que sai da Estação da Luz e vai até Jundiaí, o passeio tem seu último dia com roteiro completo para a Festa da Uva no dia 01 de fevereiro e os ingressos podem ser adquiridos pela empresa Mania de Jundiaí: www.maniadejundiai.com.br Informações e vendas de bilhete: (11) 98673-4020/ (11) 97351-4359/ (11) 96852-2364

Festa de Uva

37ª Festa da Uva e 8ª Expo Vinhos é uma realização da Prefeitura, por meio das Unidades de Gestão de Cultura (UGC) e de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT)

Dias: 16, 17, 18, 19, 24, 25,26 e 31 de janeiro / 1 e 2 de fevereiro

Horários: Quinta-feira (16) – às 18 h / Sextas-feiras – das 18h às 22h /

Sábados – das 10h às 22h / Domingos – das 10h às 21h

Local: Parque Comendador Antônio Carbonari – Parque da Uva – Av. Jundiaí s/n

Informações pelo telefone (11) 4589-8580 ou pelo site https://festadauva.jundiai.sp.gov.br/.

@festadauvajundiai

Entrada gratuita

Ação solidária: Doe 1 quilo de alimento não perecível

(*) Com informações da Festa da Uva de Jundiaí

Comentários

Comentários

Deixar uma resposta