FOODEX Japan 2021 voltou a ser presencial e contou com a participação expressiva de empresas brasileiras

Compartilhe:

Brasília – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) organizou a participação brasileira em mais uma feira presencial em 2021 – a FOODEX JAPAN, principal evento de alimentos e bebidas do Japão.  O evento iniciado no último dia 9, terminou nesta sexta-feira (12), em Tóquio.

As empresas Seara (carne de aves), Vinícola Garibaldi (espumantes), Petruz Fruit (açaí e sucos naturais), Santa Helena (doces e amendoins), e Garoto (chocolates) participaram com estande próprio na feira, além da IMAI (sucos, chás, temperos, entre outros)  – principal importadora de produtos brasileiros no Japão, que representa várias outras empresas que não puderam estar no evento.

Além dos estandes das empresas, o Pavilhão do Brasil promoveu a degustação de cachaça e café, por meio da parceria da Apex-Brasil com o Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC) e da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).

Este ano, a organização da FOODEX foi bastante rigorosa e somente empresas que já possuíam representantes no Japão puderam participar, pois a região de Tóquio continua em estado de emergência devido à pandemia e a circulação de pessoas é limitada.

“Apesar das restrições impostas pela pandemia e rígidas regras por parte do governo local e da organização do evento, conseguimos levar um grupo de empresas e marcar a presença brasileira neste importante evento do mercado asiático”, comenta o Gerente de Agronegócio da Apex-Brasil, Marcio Rodrigues.

“A FOODEX Japan reuniu tradings e distribuidores japoneses e recebe expositores de diversos países, o que representou uma oportunidade como porta de entrada para os demais mercados da região, sobretudo aqueles signatários do Acordo de Parceria Transpacífica (TPP)”, completa.

O Japão é um mercado importante para posicionamento de produtos, pois influencia tendências de consumo em toda Ásia. A participação brasileira teve o apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio da Embaixada local e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Os principais objetivos foram fortalecer a imagem do Brasil como parceiro comercial seguro e fornecedor confiável no setor de alimentos e bebidas;  consolidar e ampliar a atuação das empresas nos mercados japonês e asiático; facilitar o acesso das empresas a canais de distribuição e maior conhecimento sobre a dinâmica desses mercados.

(*) Com informações da Apex-Brasil

Tags: