Da Redação
Brasília – A 41ª. edição do Fórum de Internacionalização de Empresas (FIE) será realizada nesta terça-feira (29), das 16h30 às 18h30, sob o tema “3 Eventos 3 Continentes Falando o Português: Integração Brasil-Portugal-China”. O evento terá como moderador Leonardo Tiroli, presidente do FIE, e a participação, como palestrantes, de Carolina Guedes (Diretora Executiva da Associação de Jovens Empresários Portugal-China), Francisco Costa (Diretor Brasil da AICEP Portugal Global), Hsieh Yuan (China Desk Leader/Grant Thornton Brasil) e Flávia Guerra (Diretora de Expansão Europa – FCJ Europa).
As inscrições para participação no FIE são gratuitas e podem ser realizadas aqui:
Na opinião de Leonardo Tiroli, a realização do 41º. FIE se insere no contexto do calendário que o Fórum realiza todos os meses com uma série de eventos destinados a contribuir para uma maior internacionalização das empresas brasileiras.
Segundo ele, “eventos dessa natureza permitem, sobretudo aos pequenos e médios empresários, se conectarem com personalidades relevantes do ecossistema de internacionalização de empresas e aprender novos conhecimentos em um ambiente interativo, onde líderes de negócios debatem sobre caminhos para a internacionalização de empresas e a consolidação do Brasil como um dos líderes no comércio internacional”.
De acordo com o presidente do FIE, “quando pensamos em internacionalização, as empresas brasileiras têm em mente o mercado americano, por ser o maior mercado econômico do mundo, por estar, geograficamente, mais próximo do Brasil e por termos uma tradição de décadas desbravando esse mercado”
Uma segunda vertente do processo de internacionalização das PMEs brasileiras surge naturalmente, na opinião de Leonardo Tiroli: “esse país é Portugal, segunda opção na cabeça dos brasileiros, seja para uma segunda ou terceira moradia, ou para acessar ao mercado europeu, utilizando as facilidades oferecidas por Portugal como membro da União Europeia, que é, como bloco integrado por 27 países, o maior mercado econômico do mundo. A facilidade da língua, as similaridades entre as culturas, entre outros fatores, têm feito com que ultimamente, em número cada vez mais crescentes, os brasileiros invadam Portugal seja para moradia, cooperação econômica e mesmo para aportar investimentos”.
A 41ª. edição do FIE terá também como foco o gigantesco mercado chinês, algo ainda muito novo e desconhecido para os brasileiros mas muito próximo para os portugueses devido, inclusive, ao fato de Macau, uma região inserida no território chinês ter sido uma colônia portuguesa e onde o idioma português figura entre as línguas ali faladas, e ter sido definido como o local oficial para as relações entre a China e os países-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
A isso se soma o fato de a China ser não apenas o principal parceiro comercial do Brasil mas também um importante investidor no País, principalmente em projetos de infraestrutura e energia e também realizando joint ventures diversas para acessar ao mercado brasileiro e, por extensão, a toda a América Latina”.
O 41º. FIE será aberto às 16h30 pelo anfitrião e moderador, Leonardo Tiroli, presidente do FIE. A programação do evento é a seguinte:
16h30 – Abertura e Apresentação do Fórum de Internacionalização de Empresas com Leonardo Tiroli – Presidente do FIE.
16h50 –
17h10 –
17h30 – DEBATE E SESSÃO DE PERGUNTAS
(*) Com informações do Fórum de Internacionalização de Empresas (FIE)