Gastronomia brasileira é tema de evento promovido pela Embratur e Embaixada em Londres

0

Brasília – Com o intuito de fortalecer a gastronomia brasileira como atrativo para incrementar o interesse dos turistas britânicos e importante ferramenta educativa sobre o destino Brasil para o trade turístico, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), por meio do Escritório Brasileiro de Turismo (EBT) do Reino Unido, apoiou através de parceria com a Embaixada do Brasil em Londres a realização da 1ª edição do festival Brazilian Taste Gastroshow, que aconteceu nos dias 9 e 10 de maio.

Agentes de viagens e operadores de turismo do trade britânico tiveram a oportunidade de conhecer os destinos: Bahia, Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina através dos sabores e experiência com a culinária regional. Além disso, visitaram a exposição “UNESCO World Heritage Cities in Brazil”, que ficou disponível na Embaixada de 19 de abril a 11 de maio.

Organizado pelos chefs brasileiros radicados em Londres, o mineiro Flávio Amaral e o cearense Júnior Menezes, o festival contou com 15 workshops de gastronomia e produtos brasileiros. Durante o evento, itens brasileiros como pão de queijo, coxinha, tapioca, café, doces, polpas de frutas, cachaças, cervejas artesanais, vinhos e espumantes brasileiros, estiveram disponíveis para degustação.

Na programação, antecedendo cada demonstração dos profissionais, vídeos e imagens de destinos turísticos brasileiros foram apresentados pela executiva do EBT Reino Unido.

image004“A gastronomia brasileira é um item da nossa cultura que agrega valor ao país como destino turístico. Por isso, procuramos apresentá-la ao público internacional nas ações da Embratur. E a participação no Brazilian Taste Festival foi uma excelente oportunidade para reforçar a divulgação da nossa culinária no exterior”, comentou o coordenador geral de Segmentos Turísticos da Embratur, Rafael Felismino.

“Nós somos apaixonados pela cultura e pela cozinha do nosso país”, declarou Junior Menezes, membro do UK Chef’s Association. “Como sou da região Nordeste, da terra da Moqueca, fiquei muito feliz em compartilhar as nossas ricas tradições gastronômicas com o público britânico”, disse o chef brasileiro.

Como chef principal da Embaixada do Brasil em Londres, Flavio Amaral é reconhecido pelas suas combinações de temperos da rica cozinha da sua nativa Minas Gerais, misturados com sabores tradicionais de outras regiões. “Neste ano de Olimpíada, com todos os olhos voltados para o Brasil, a intenção do Brazilian Taste Festival foi proporcionar a restaurantes, bares, hotéis e varejistas a oportunidade de experimentar a maravilhosa diversidade de sabores que fazem a cozinha brasileira ser tão emocionante”, declarou.

Chefs participantes

Além de Flávio Amaral e Junior Menezes, estiveram no festival os profissionais radicados em Londres. São eles: Luciana Berry (Bahia), Julio Ketteley (Bahia), Lucianne Fraga (Minas Gerais) e Aline Quina (Mato Grosso). Do Brasil, foram: Fred Tibau (Rio de Janeiro), Eudes Assis (Estado de São Paulo), e o mestre cervejeiro José Honorato (Rio de Janeiro).

Os workshops regionais apresentaram as cozinhas mineira, paraense, baiana, gaúcha, carioca, cearense e paulista. Além disso, foram apresentadas sobremesas brasileiras, como brigadeiro, bolo de rolo, bolo de mandioca com coco, beiju de tapioca com baba de moça, mousse de maracujá com calda de fava de baunilha e cravo. Também fizeram parte do cardápio espumantes e vinhos brasileiros, cerveja artesanal e cachaças.

 

Fonte: Embratur

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta