Geopricing: saiba como a prática pode estar aumentando os preços de viagens para brasileiros

0

São Paulo – A demanda de vendas online no mercado tem crescido, e uma das principais ações que o consumidor faz antes de efetuar uma compra, através da internet, é pesquisar diversas opções que os sites oferecem. Essa prática consiste em buscar melhores formas de pagamento, ofertas e comparar o que é mais vantajoso para finalizar uma compra – desde itens de acessórios até planejamento de viagens aéreas, que exigem maior investimento.

No quesito viagens aéreas, um ponto tem sido alarmante para autoridades e consumidores: o geopricing e o geoblocking.

O termo geopricing significa que, dependendo da localização que o consumidor se encontra, os valores do produto ofertado são diferentes, impedindo uma oferta ou um desconto. Já o segundo termo – geoblocking – é o impedimento de uma hospedagem ou compra de passagem aérea pelo mesmo motivo: a localização do consumidor.

Alguns sites têm ofertado valores diferentes em hotéis, passagens aéreas e hospedagens para moradores de estados diferentes, mesmo navegando pelo site ao mesmo tempo, como um consumidor em Brasília e outro no Ceará, por exemplo – os valores são diferenciados para cada um deles. Essa prática é ilegal no Brasil, de acordo com a Justiça e os órgãos de defesa do consumidor.

As ações de geoblocking e geopricing confrontam o artigo 6º do Código de Defesa do Consumidor, que trata da igualdade de preços para todos. Os termos representam uma forma de discriminação e prejuizo para os consumidores, baseados apenas em sua localização, que é obtida através do endereço do IP que cada aparelho eletrônico possui.

Empresas que trabalham via e-commerce e nas quais ocorreram casos de geopricing e geoblocking receberam punições por infringir a Justiça brasileira.

Apesar desses ocorridos, a economia financeira do turismo brasileiro está voltando e se adaptando ao novo normal. As pessoas voltaram a viajar com todos os cuidados necessários em relação à pandemia, e os hotéis têm se adaptado para receber os hóspedes. Fortalecer a economia local é um ponto importante a ser ressaltado para superar os percalços da atualidade.

Dentro das pesquisas para realizar uma viagem, nota-se a importância de comparar preços, e um dos fatores que os consumidores estão atentos na hora de planejar o seu futuro investimento em viagens está também nos serviços prestados. Alguns hotéis oferecem café da manhã e itens personalizados, como decoração e buquê de flores.

(*) Com informações da Conversion

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta