Grupo China Trade Center promove Seminário de Capacitação de PMEs Agrolab Amazônia 2021

0

São Paulo –  O Grupo China Trade Center em parceria com a Unido Global Innovation Network Project Shanghai Global Science & Technology Innovation Centre realizaram nos dias 14, 15 e 16 de setembro o Seminário de Capacitação de PMEs, uma iniciativa do Sebrae RO. O evento faz parte da grade de programação do Agrolab Amazônia 2021 e foi ministrado por renomados especialistas.

Na avaliação do China Trade Center, esse tipo de evento é muito importante para as relações entre o Brasil e a China porque tem como foco fornecer conhecimento em diferentes aspectos sobre a China para micro e pequenos empreendedores, membros de entidades e de governo dos estados da Amazônia Legal.

No primeiro dia do evento, o Sr. He Jianhua, pesquisador e ex-vice-reitor da Academia de Ciências Sociais de Shanghai, falou sobre o tema: O “Milagre Chinês do Desenvolvimento Econômico e Social”. Na palestra, ele apresentou aos participantes um panorama atual da China, com abordagem sobre temas como desenvolvimento e status político, econômico, social e cultural do país asiático.

No segundo dia do Seminário, o Sr. Wang Genxiang – Diretor Unido Global Innovation Network Project Shanghai Global Science & Technology Innovation Centre-, abordou o tema “Políticas e Medidas do Governo Chinês de Incentivo ao Empreendedorismo e Inovação”, abordando as principais políticas de incentivo ao empreendedorismo e inovação do governo chinês.

Por fim, no terceiro e último dia do Seminário, a Dra. Liu Jing – Diretora Executiva Adjunto, Centro de Inovação Tecnológica para o Desenvolvimento Industrial de Shanghai- fez uma apresentação sobre o tema “Promover a Cooperação Internacional entre as PMEs para Alcançar um Desenvolvimento Sustentável de Alta Qualidade”,com um relato sobre a situação relevante da cooperação internacional das PMEs da China, incluindo oportunidades com o Brasil.

Ao falar sobre o Seminário, Henrique Reis  – Gerente de Relações Internacionais do Grupo China Trade Center e organizador do evento- afirmou que “a China é nosso principal parceiro comercial desde 2009, ambos os lados acreditam haver potencial para desenvolver ainda mais suas relações, por essa razão é importante conhecer com mais profundidade esse importante parceiro, assim como todos os potenciais parceiros do Brasil, pois vivemos em um mundo interligado e interdependente”.

Sr. Wang Genxiang

O Gerente de Relações Internacionais do Grupo China Trade Center lamentou que “ nesses anos trabalhando com o mercado chinês, percebo claramente que a percepção que muitos brasileiros têm sobre a China segue desatualizada e muitos ainda vêem a China apenas como um mercado produtor de bens de consumo, com preços extremamente competitivos. O Seminário foi uma oportunidade para a transmissão de  conhecimentos mais atuais e abrangentes sobre esse importante país e dos avanços que a tecnologia e a inovação estão tomando na China. Foi igualmente possível mostrar aos participantes que não se trata simplesmente de conhecer para copiar, pois nem tudo que funciona na China, dará certo aqui no Brasil, mas é a uma oportunidade única de expandir as fronteiras do conhecimento, de planejar alternativas viáveis à nossa realidade

Henrique Reis concluiu afirmando que “a intenção é que essa aproximação iniciada através do Seminário de capacitação de PMEs, envolvendo micro e pequenos empreendedores, representantes de entidades e governos dos Estados membros da Amazônia Legal seja apenas o início de uma série de ações que possam fortalecer os laços entre as PMEs e entidades da China que trabalham com essa categoria, como a Unido Global Innovation Network Project Shanghai global science & technology Innovation Centre, culminando em missões de delegações brasileiras para a China e de lá para cá”.

(*) Com informações do China Trade Center

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta