Ilhabela investe na captação de visitantes internacionais com participação em três feiras no exterior

0
426

Última atualização:

Ilhabela (SP) Para se manter entre os principais destinos turísticos de natureza e praia do Brasil e ampliar fronteiras em nível mundial não basta ter paisagem de cartão postal. É preciso investir. Tanto em estrutura, capacitação, como em divulgação e captação de clientes entre as agências de turismo. É esse um dos pontos de investimento de Ilhabela em 2020. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do arquipélago traçou um calendário de participação em feiras internacionais para “vender” a experiência Ilhabela internacionalmente.

Em janeiro, são três grandes oportunidades: The New York Times Travel Show, Vakantiebeurs 2020 e Fitur 2020. A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) é parceira do município nessas ações e, como resume Osvaldo Matos de Melo Júnior, diretor de Marketing e Relações Públicas do órgão do governo federal: “A pessoa só compra se o produto estiver na prateleira”.

“A presença de Ilhabela em feiras internacionais faz parte da estratégia de divulgação como destino turístico de elevada relevância internacional. Nosso arquipélago é mais reconhecido mundialmente do que muitos imaginam e estar nesses eventos com o objetivo de oferecer opções de turismo e reafirmar a estrutura que consolidamos para receber os visitantes faz toda a diferença. Investir nessas ações é trabalhar para fechar negócios e trazer mais recursos para nossa cidade, fazendo a economia girar mais fortemente com a recepção de estrangeiros”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Bianca Colepicolo, afirmando que o calendário internacional incluí 15 participações em feiras no exterior, além de mais 17 no Brasil.

Feira na Holanda, até domingo (19)

Ilhabela investe na captação de visitantes internacionais com participação em três feiras no exterior

Ilhabela marca presença na Vakantiebeurs 2020, em Utrecht, nos Países Baixos (Holanda). Atuando de forma cooperada com a Embratur, a divulgação da cidade começou nesta quarta-feira (15) e segue até domingo (19). Trata-se da mais importante feira internacional de turismo da região do Benelux, que compreende Bélgica, Países Baixos Luxemburgo, pois recebe mais de 100 mil visitantes. O primeiro dia sempre é reservado para profissionais de viagens e imprensa, mantendo os demais dias voltados prioritariamente ao público em geral. A região de Benelux possui aproximadamente 20 milhões de habitantes e uma das maiores rendas per capta da Europa.

Em Nova York, de 24 a 26

Considerada a maior feira de viagens e conferências comerciais da América do Norte, The New York Times Travel Show será de 24 a 26 de janeiro. Ilhabela participa de forma cooperada com a Embratur, que fornecerá um posto de trabalho aos estados brasileiros em estande que representa o país. Serão mais de 600 expositores de 170 países, que estimam superar as vendas de 2019, que foram de aproximadamente US$ 7,5 milhões. São esperadas mais de 32 mil agentes de viagem e outros profissionais ligados ao setor interessados em fechar vendas. Mais de 1.300 jornalistas de todo o mundo estão credenciados para o evento promovido pelo The New York Times.

Madri, na próxima semana

A Fitur 2020 ocorre de 22 a 26 de janeiro, no Ifema Feria Internacional, em Madri. O município participa como coexpositor no estande da Embratur e no estande da Secretaria do Estado de São Paulo. O evento na Espanha é considerado o ponto de encontro global para os profissionais do setor, sendo a feira líder para os mercados receptivos e emissores íbero-americanos. Trata-se de uma ferramenta de negócio para favorecer contatos e fechar acordos comerciais, mas também uma vitrine para o público em geral, que também comparece em grande número.

O diretor de Marketing e Relações Públicas da Embratur, Osvaldo Matos de Melo Júnior, lembra que os municípios reduzem o valor do investimento nas feiras ao redor do mundo porque podem usar a estrutura do órgão da autarquia ligada ao Ministério do Turismo.

“Vivemos um novo momento, em que o presidente coloca o turismo como política de Estado. Nossos estandes são, hoje, o destaque dos eventos internacionais, tanto em tamanho e estrutura como em atrações, como música dança e gastronomia. Esse espaço está aberto as cidades e Ilhabela sabe aproveitar muito bem essa opção para fazer negócios e sua participação tem sido extremamente importante”, garante.

Apoio do secretário estadual

Ilhabela investe na captação de visitantes internacionais com participação em três feiras no exterior
Secretários Vinicius Lumertz (do Estado de Sao Paulo) e Bianca Colepicolo (Secretaria de Turismo de Ilhabela)

O governo do Estado de São Paulo também valoriza a parceria com o arquipélago do Litoral Norte. “Ao participar das feiras internacionais, Ilhabela se alinha com a estratégia promocional de todos os grandes destinos mundiais, principalmente os de lazer. Passa a fazer parte do imaginário complementar de prazer para os turistas e operadores que associam São Paulo apenas ao segmento de viagens de negócios”, disse Vinicius Lummerz, secretário de Turismo do Estado de São Paulo. Lummertz foi presidente da Embratur e ministro de Turismo.

De acordo com o diretor de Marketing e Relações Públicas da Embratur, além de divulgar a cidade como destino, a presença nas feiras permite estar aberto a novas oportunidades. Um exemplo é o contato com grandes grupos empresariais em busca de locais para implantar empreendimentos ou produzir shows, eventos esportivos, entre outros.

“Encaramos o turismo como oportunidade de emprego e renda para os municípios brasileiros e a Bianca Colepicolo entende e é proativa para alavancar negócios. Dialoga com todos os operadores, participa das rodadas de negociação, leva material de divulgação com alta qualidade, sempre apresentando as vantagens de se visitar Ilhabela. Já fiz elogios à atuação da Bianca outras vezes, porque mostra, inclusive a outras cidades com a mesma característica, a relevância desse tipo de trabalho”, completa Osvaldo Matos de Melo Júnior.

(*) Com informações da Turismo lhabela

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta