Internacionalização: Apex-Brasil lança programa de capacitação para exportação no Amazonas e Roraima

0
708

Brasília – No dia 19 de agosto, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) lançará um importante instrumento de apoio à exportação no Amazonas e Roraima: a inauguração de um Núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX). Na região, o PEIEX será executado por meio de uma parceria da Apex-Brasil com a Fundação Paulo Feitoza (FPF Tech), pelos próximos 24 meses. O evento de lançamento será realizado por meio de plataforma virtual com transmissão online.

O Núcleo tem sede em Manaus e um polo em Boa Vista. O objetivo é qualificar 125 empresas da região para que passem a comercializar seus produtos em outros países. A prioridade é atender empresas dos setores de alimentos e bebidas; agronegócio, cosméticos, moda, design, bionegócio e tecnologia. Contudo, no decorrer da execução do Programa, outros setores estratégicos poderão ser incorporados. É a segunda edição do PEIEX no Amazonas, que no período de 2016-2018 atendeu 150 empresas, e a primeira vez teremos a atuação do PEIEX em Roraima, complementando sua presença em todos os estados da Região Norte.

No mesmo dia também será apresentado o estudo “Amazonas – Perfil e Oportunidades de Exportações e Investimentos 2020”, documento produzido com exclusividade pela Apex-Brasil e que traz panorama geral da economia do Estado e identifica o seu potencial exportador a partir de uma análise das exportações de bens e serviços e do perfil dos investimentos estrangeiros diretos naquela unidade da federação.

“Com base nos estudos realizados pela Apex-Brasil, existem empresas com potencial exportador em ambas regiões; e onde há empresas com potencial exportador, há oportunidade de transformar empresas brasileiras em exportadores permanentes, um dos objetivos do Programa de Qualificação para Exportação – PEIEX”, afirma Edervaldo Teixeira, Diretor de Gestão Corporativa da Apex-Brasil. Devem participar do evento representantes da Apex-Brasil, o Diretor de Projetos e Desenvolvimento de Negócios da FPF Tech, representantes do INMETRO e Suframa. O lançamento contará também com a participação internacional do especialista em internacionalização de empresas, Nicola Minervini.

(*) Com informações da Apex-Brasil

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta