Internacionalização de empresas: exportação, importação e negócios de impacto são temas de cartilhas da CNI

0

Brasília – As relações de compra e venda de produtos e serviços com outros países são importantes para o desenvolvimento econômico e político de uma nação. E é importante saber que existem diferenças operacionais significativas entre exportação e importação. Para explicar os detalhes dessas atividades para donos de micros, pequenas e médias empresas (MPMEs), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) lançou uma séria de cartilhas sobre comércio exterior.

A iniciativa é resultado da parceria da Rede de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN) com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). As cartilhas foram publicadas no site do convênio Indústria Global e podem ser acessadas de forma gratuita.

Alguns pontos abordados nas cartilhas publicadas essa semana são as principais etapas de uma importação, como uma empresa se torna apta a exportar, o que são empresas de impacto e quais critérios devem ser atendidos para uma empresa ser considerada “de impacto”. Veja, a seguir, o resumo de cada cartilha:

O que você precisa saber para começar a importar?

O que é preciso saber para começar a exportar?

Como ser uma empresa de impacto?

Confira outras cartilhas que já estão disponíveis

Ao todo, 15 cartilhas estão disponíveis na página de publicações do Indústria Global. Acesse e saiba mais.

(*)  Com informações da CNI

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta