Itamaraty e Funag promovem seminário em comemoração aos 50 anos de criação do DPR

0

Da Redação

Brasília – O Ministério das Relações Exteriores, em parceria com a Fundação Alexandre de Gusmão (Funag), promovem no próximo dia 14, em Brasília, seminário internacional destinado a debater as perspectivas e melhores práticas das atividades de promoção comercial e de atração de investimentos. O seminário, que contará com a participação de autoridades e especialistas brasileiros e estrangeiros nas áreas de comércio exterior e investimentos será realizado no contexto das comemorações dos 50 anos de criação do Departamento de Promoção Comercial  e Investimentos(DPR) do Ministério das Relações Exteriores.

A abertura do seminário, programado para o Auditório Wladimir Murtinho, no Palácio do Itamaraty, será realizada a partir das 9h, com as presenças dos ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Armando Monteiro (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior ) e Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), dos presidentes da Confederação Nacional da Indústria, da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária, dos presidentes da Apex-Brasil, do Sebrae, da Associação de Comércio Exterior do Brasil, do BNDES e do Tribunal de Contas da União.

A seguir, das 9h45 às 10h30 será feita uma apresentação do Departamento de Promoção Comercial (DPR) e de casos de sucesso, a cargo da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Embraer e Vale.

Entre as 10h45 e 12h15 será realizado o Primeiro Painel sob a temática A Promoção de Investimentos no contexto das cadeias globais de valor. Como promover a inovação e a internacionalização de empresas brasileiras?

Após o almoço, das 14h15 às 15h45 acontecerá o Segundo Painel: A contribuição da imagem-país e da inteligência comercial na promoção das exportações.

Finalmente, das 15h45 às 17h15 será realizado o Terceiro Painel: Formação de redes e políticas públicas e privadas de coordenação entre entidades de promoção comercial e atração de investimentos. A partir das 17h30 será realizada a cerimônia de encerramento.

O Departamento de Promoção Comercial

A Lei no. 4.669, de 8 de junho de 1965 e o Decreto no. 56.702, de 9 de agosto de 1995 atribuiram ao Itamaraty atividades de promoção comercial no exterior, por intermédio de suas missões diplomáticas e repartições consulares. Tratou-se, portanto, de conceder maior profissionalização a um importante serviço prestado ao empresário brasileiro por parte de muitas as representações diplomáticas, que estão próximas aos mercados de destino e, por isso, estão habilitadas a colher informações relevantes para o setor privado nacional e promover os produtos e serviços brasileiros no exterior.

Diplomacia comercial

Na avaliação do MRE, nenhuma outra instituição brasileira, pública ou privaa, conta com estrutura de promoção comercial no exterior tão ampla quanto a do Itamaraty, o que demonstra o papel do Ministério na estratégia comercial brasileira –tanto no aspecto político, mediante realização de contatos governamentais e empresariais, quanto no operacional, por meio da produção de informações para subsidiar a promoção do comércio exterior.

No Ministério das Relações Exteriores, cabe ao Departamento de Promoção Comercial e Investimentos (DPR) e à rede se Setores de Promoção Comercial (SECOMs) instalados em Embaixadas e em Consulados brasileiros, promover o comércio e o turismo, atrair investimentos estrangeiros e contribuir para a internacionalização de empresas brasileiras.

O Departamento de Promoção Comercial e Investimentos está organizado em quatro divisões:

Divisão de Investimentos (DINV)

Divisão de Inteligência Comercial (DIC)

Divisão de Programas de Promoção Comercial (DPG) e

Divisão de Operações de Promoção Comercial (DOC.

No exterior, os Setores de Promoção Comercial nas Embaixadas e Consulados brasileiros são pontos de referênia para a promoção comercial e a atração de investimentos. Dentre suas atribuições está realizar estudos de mercado e intermediar reclamações comerciais.

Deixe uma resposta