Itamaraty reúne embaixadores na América do Sul para avaliar prioridades da política externa

0
233

Última atualização:

Brasília – O Ministro das Relações Exteriores, Antonio de Aguiar Patriota, participou na sexta-feira (10) da abertura de reunião de coordenação com embaixadores e demais chefes de Missão do Brasil na América do Sul – exercício de regularidade semestral, instituído em 2011. O encontro, cujas atividades se desenvolveram ao longo do dia, foi coordenado pelo secretário-geral das Relações Exteriores, Embaixador Eduardo dos Santos.

Além dos chefes de Missão, dos subsecretários-gerais e dos demais diplomatas responsáveis no Itamaraty pela área de América do Sul, participaram dos debates o professor Marco Aurélio Garcia e membros de sua equipe da Assessoria Especial da Presidência da República.

No encontro, foram expostos os aspectos mais importantes do trabalho de cada Posto e examinadas as linhas de ação para o aprimoramento da relação com os países vizinhos e com os organismos regionais.

Segundo o Itamaraty, a reunião com embaixadores na América do Sul é valioso exercício de reflexão conjunta sobre a inserção regional e global do Brasil. É, igualmente, oportunidade para a avaliação das prioridades da política externa brasileira em cada um dos países da região, bem como na Unasul, no Mercosul e na Aladi.

Ainda de acordo com a chancelaria, a iniciativa de convocar a reunião representa o reconhecimento de que a América do Sul é prioridade constante da política externa brasileira. É a partir da integração sul-americana que se faz a projeção do Brasil no plano internacional.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta