Kátia Abreu reúne produtores do ES para tratar de qualidade do café e alavancar exportações

0
130

Brasília – Representantes de produtores de café do Espírito Santo discutiram, nesta quarta-feira (1º), com a ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), formas de melhorar o desempenho das propriedades cafeicultoras daquele estado e aumentar a qualidade do produto.

Kátia Abreu chamou ao Mapa cooperativas e associações de produtores para começar a traçar um plano com o objetivo de aumentar as exportações de café capixaba. O estado vendeu ao exterior 3 milhões de sacas de café em 2014. Em todo o país, esse número foi de 36 milhões.

“O Espírito Santo hoje produz um café conilon de altíssima qualidade. Mas podemos e devemos melhorar a performance dos produtores e incluí-los no nosso programa de aumento da classe média rural”, afirmou a ministra em referência ao plano de ascensão social no campo que está sendo elaborado pelo Mapa. “Vamos escolher produtores rurais que estão abaixo da renda média e dar um empurrão para que eles cheguem lá”, disse Kátia Abreu.

De acordo com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o café representa 43% de toda a produção agrícola. Pelo menos 80% dos cafeicultores, porém, são familiares e enfrentam dificuldades de capacitação técnica e para acessar mercados.

Entre as medidas discutidas está a criação de uma linha de crédito para aquisição de terreiros, secadores, fornalhas e outros instrumentos usados na pós-colheita. O Mapa ainda estuda elaborar uma cartilha de boas práticas a fim de emitir certificados de qualidade ao café.

A ministra marcou uma nova reunião em 30 dias para voltar a discutir as medidas de apoio ao cafeicultor capixaba.

Fonte: Mapa

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta