Mapa organiza missão empresarial agrícola para Argélia e Egito

Compartilhe:

São Paulo – O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) fará uma missão comercial ao Norte da África, no período de 19 a 30 de novembro. A missão, que terá como destino Argélia e Egito, é aberta às empresas e cooperativas do agronegócio interessadas em exportar para a região. As inscrições podem ser feitas até sexta-feira (24).

A ideia é levar entre 10 e 15 empresas e cooperativas. Segundo informações do Mapa, a missão é uma iniciativa conjunta do Departamento de Cooperativismo e Associativismo e do Departamento de Promoção Internacional do Agronegócio, ambos do ministério, e tem como objetivo estimular empresas e cooperativas a desenvolver ações no mercado externo.

Entre as empresas que demonstraram interesse em participar da missão estão fabricantes de produtos lácteos, café, carne de frango e bovina, milho, soja, arroz e maçãs frescas. A programação da missão inclui encontros de negócios com compradores argelinos e egípcios, visitas técnicas às redes varejistas locais, lojistas e distribuidores.

Além da programação nas capitais de Argel e Cairo, o Mapa pretende estender a missão ao Sudão, se houver empresas interessadas em investir no setor agrícola do país. Conforme a ANBA já noticiou, ministros do governo sudanês têm visitado o Brasil em busca de investidores. Nesta semana, o ministro da Indústria do Sudão, Awad Al-Jaz, esteve em Brasília e em São Paulo divulgando as oportunidades de investimentos no país árabe.

A missão ao Norte da África terá apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira. Os custos com passagens aéreas, alimentação e hospedagem serão de responsabilidade de cada participante.

Nas exportações brasileiras do setor agrícola, o Egito, entre os países árabes, é o segundo maior importador, com compras de US$ 775 milhões de janeiro a agosto, um crescimento de 64,73% em relação ao mesmo período do ano passado. Os principais produtos agrícolas embarcados foram carnes, açúcar, fumo, papel, gorduras animais, café, madeira e animais vivos.

No caso da Argélia, que foi o quarto maior destino das exportações agrícolas, o Brasil exportou US$ 423,53 milhões nos oito primeiros meses do ano, um aumento de 0,52%. Açúcar, carnes, gorduras animais, leites e derivados, fumo, sementes e cereais foram os produtos mais embarcados.

No Sudão, segundo o ministro Al-Jaz, existem grandes oportunidades de investimentos nos projetos de usinas de açúcar e etanol.

Tags: