Marmomac terá pavilhão brasileiro e participação de 19 empresas com excelência em rochas ornamentais

0

Brasília – Dono da 5ª maior produção e ocupando também a 5ª posição entre os maiores exportadores de rochas ornamentais do mundo, o Brasil será representado por 19 empresas do setor na Feira Internacional de Comércio de Pedras, Design e Tecnologia (Marmomac) que acontecerá na cidade de Verona, Itália, entre 29 de setembro e 02 de outubro de 2021. A delegação brasileira é organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e terá um pavilhão de 650m2 para mostrar seus produtos.

O Brasil é um player relevante no setor de rochas ornamentais, sendo o país com a maior diversidade geológica e mais de 1200 materiais. Essa indústria é composta por mais de 12 mil empresas que geram 480 mil empregos diretos e indiretos. Os materiais brasileiros podem ser classificados comercialmente como mármores, granitos e quartzitos. A beleza das cores, as texturas apresentadas e a qualidade do beneficiamento dado a essas rochas pelas empresas brasileiras, proporcionam um diferencial que desperta o interesse do especificador e do consumidor em todo o mundo.

Considerando a variedade de cores e padrões exóticos, as pedras ornamentais são verdadeiras obras de arte. Exportadas para os cinco continentes, elas são incorporadas na arquitetura e no design de interiores internacional de diversas formas: as rochas processadas semiacabadas (chapas) e, principalmente, as acabadas são aplicadas em ambientes como a cozinha, banheiro e produtos seriados/cut-to-size, pisos, móveis e trabalhos decorativos para ambientes.

A grande durabilidade dos materiais, resistência e facilidade de manutenção e limpeza, tornam as rochas ornamentais ideais para revestimento de fachadas e pisos – principalmente em áreas com grande fluxo de pessoas e cargas. Hoje, as rochas brasileiras embelezam luxuosas construções espalhadas mundo afora, como no Unicredit Tower, em Milão, no aeroporto internacional de Abu Dhabi, em Dubai, no Aeroporto de Istambul, na Turquia, no luxuoso resort Marina Bay Sands, em Cingapura, dentre outros.

A Marmomac, por sua vez, é considerada um dos principais eventos mundiais para indústria lítica, representa toda a sua cadeia de suprimentos, desde matérias-primas a produtos semi-acabados e acabados como também máquinas e tecnologias de processamento e às possíveis aplicações de pedra na arquitetura e design, constituindo-se um local ideal para exposição dos mais avançado know-how no processamento de pedras naturais.

A feira é destinada a operadores do setor de rochas ornamentais, profissionais de construção civil, designers, arquitetos, tomadores de decisão que desejam se afirmarem em um contexto cada vez mais especializado e competitivo. Além disso, paralelamente à feira, são realizadas reuniões b2b direcionadas por segmento e tipo de uso de materiais, bem como projetos educacionais para designers de interiores. País que hospeda a feira, a Itália é um dos principais países do setor de rochas ornamentais do mundo, sendo grande produtor, importador, consumidor, beneficiador e exportador dos produtos.

A Itália é o terceiro principal mercado brasileiro (5,74%), com um faturamento de US$ 56,7 milhões em 2020. Desse total, 90,9% são de produtos brutos e 9,1% de manufaturados. O país é o principal hub das rochas ornamentais brasileiras na Europa, atendendo a mercados importantes do continente. Como tem grande expertise no processamento das rochas, busca importar blocos para beneficiar, agregando valor aos produtos.

(*) Com informações da Apex-Brasil

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta