MDIC coloca hoje em funcionamento a nova versão do Fala Exportador

0

Brasília – A Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) coloca em funcionamento hoje (1º/12) uma nova versão do Sistema Fala Exportador, acessado através do Portal do Exportador, da Secex. O objetivo da atualização é dar mais agilidade e qualidade ao atendimento prestado ao público que trabalha com comércio exterior. O Fala Exportador é um canal de comunicação que auxilia principalmente pequenos e médios empresários, acadêmicos e profissionais da área para solução de dúvidas relativas ao tema.

Criado em 2001, já foram respondidas, por meio do serviço, mais de 29 mil questões feitas por usuários de 154 países. No Brasil, foram atendidos pelo portal cidadãos de 1.338 cidades, das 27 federações. As dúvidas são respondidas no prazo médio de 48 horas e o visitante pode acompanhar a demanda através de um protocolo informado no ato do encaminhamento das perguntas.

O Fala Exportador passa a contar com várias facilidades de acesso que não existiam na versão antiga, entre elas a inclusão de arquivos, vídeos e planilhas, por meio de downloads, e links para a navegação direta na notícia. Outra inovação no sistema é a inclusão de uma pesquisa de satisfação do visitante que possibilitará monitorar o serviço para promover constantes melhorias no atendimento prestado.

Projeto

O projeto de ampliação e melhoria do serviço de atendimento ao exportador foi desenvolvido pelo MDIC em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento da Indústria (ABDI), por meio do Programa de Apoio à Inserção Internacional de Pequenas e Médias Empresas Brasileiras (PAIIPME). Com essa ação, o projeto irá contribuir para a internacionalização de pequenas e médias empresas do país de forma competitiva.

Com os novos aplicativos inseridos no Fala Exportador, que conta com 33 técnicos especialistas de diversas áreas técnicas do MDIC, as consultas poderão ser atendidas com maior eficiência e presteza. O formulário de encaminhamento das mensagens está disponível nos idiomas inglês, francês, espanhol e português, o que facilita o acesso à informação por diversos países.

Para acessar a nova versão do Fala Exportador, a partir do dia 1º de dezembro, entre no endereço: www.mdic.gov.br/falaexportador

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MDIC

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta