Roma – A Secretaria de Comércio e Serviços do MDIC participou na última semana em Roma, Itália, da 5ª Reunião do Conselho Brasil-Itália de Cooperação Econômica, Industrial, Financeira e para o Desenvolvimento.
Na mesa temática de Assuntos Econômicos, coordenada pelo secretário de Comércio e Serviços do MDIC, Humberto Ribeiro, a Itália registrou o desejo de fortalecer parcerias com o Brasil nos campos de empreendedorismo e de investimento, em especial nos segmentos de alta tecnologia e de meio ambiente.
Participando da delegação brasileira, a Secretaria das Micro e Pequenas Empresas retomou, por meio do coordenador Eduardo Celino, a continuidade na interação entre os governos para troca de experiências de políticas públicas voltadas para o segmento.
O MDIC, por meio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), confirmou a participação brasileira na Exposição Universal de 2015 (Expo-2015) que será realizada em Milão, na Itália. Adotando o tema “Brasil: Nutrir o mundo com soluções”, o país vai construir um pavilhão de quatro mil metros quadrados para apresentar aos visitantes a eficiência tecnológica da agricultura nacional e sua capacidade de misturar produtos estrangeiros e ingredientes locais na culinária.
Bases de cooperação
Na oportunidade também foram estabelecidas as bases para a cooperação entre o MDIC e o Ministério do Desenvolvimento Econômico da Itália, voltada às melhores práticas em internacionalização de médias empresas e ao fortalecimento das relações entre empresas dos 2 países no campo de Serviços Urbanos, com foco em logística e mobilidade urbana; distribuição energética, smart-grids e energias renováveis; segurança e outros serviços públicos; e saneamento e tratamento de resíduos sólidos.
Ainda, registrou-se o interesse mútuo em fortalecimento do segmento náutico de lazer, com desenvolvimento da cadeia produtiva de fabricação de barcos no Brasil, bem como estruturação de políticas públicas mais avançadas para o setor de serviços de comercialização e locação de veículos náuticos.
O governo brasileiro também estimulou a cooperação entre a Confederação Nacional da Indústria e a Confindustria Italiana para realização de Missão Empresarial Italiana ao Brasil no primeiro semestre de 2014. A CNI foi representada pelo seu vice-presidente, Paulo Tigre, pelo presidente da FIESC, Glauco José Corte, e pelo presidente da FIEP, Edson Luiz Campagnolo, acompanhados de empresários e especialistas.
A sessão plenária foi aberta pelo Secretario-geral do Itamaraty, embaixador Eduardo dos Santos, e pela Secretario-geral da Farnesina (Relacoes Exteriores da Itália), embaixador Michelle Valensise, com participação do embaixador do Brasil em Roma, Ricardo Neiva Tavares, e do embaixador da Itália em Brasilia, Raffaele Trombetta.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MDIC