MDIC promove treinamento para internacionalizar empresas e incentivar exportações de serviços



Última atualização: 20 de Abril de 2015 - 14:12
0
94

Brasília  – O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) realizará, nos dias 22 e 23 de abril, em Recife (PE), o treinamento “Exportação e Internacionalização de Empresas Prestadoras de Serviços”. A capacitação foi iniciada em Minas Gerais e, até o final do ano, será replicada em mais cinco estados brasileiros: Alagoas, Espírito Santo, Paraná, Piauí e Rio de Janeiro.

O objetivo é incentivar as exportações de serviços. Voltado para gestores públicos, empresários e profissionais de comércio exterior, o treinamento é gratuito. Em Pernambuco, a iniciativa é promovida em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADDiper).

O treinamento visa proporcionar conhecimentos necessários para internacionalizar suas empresas e exportar serviços a empresários e seus funcionários. Na programação, estão previstos temas como planejamento estratégico para exportação de serviços; mecanismos de apoio às exportações de serviços; o Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio (Siscoserv); a Nomenclatura Brasileira de Serviços (NBS) e outros.

Em 2014, as exportações brasileiras de serviços somaram US$ 40,7 bilhões. Um ano antes, o volume havia sido de US$ 37,5 bilhões no anterior. Para o MDIC o segmento de serviços é muito promissor. Nos últimos anos, a atuação de empresas brasileiras em mercados externos vem apresentando crescimento, com perspectiva de aumentar ainda mais.

A iniciativa integra as ações do Plano Nacional de Cultura Exportadora (PNCE), desenvolvido pelo MDIC desde 2012, em parceria com diversas instituições, para difundir a cultura exportadora nos estados brasileiros, além de aumentar e qualificar a base exportadora, tanto de  bens quanto de serviços.

Serviço:
Exportação e Internacionalização de Empresas Prestadoras de Serviços
Data: 22 e 23 de abril
Local: Edifício sede dos Correios. Avenida Guararapes, 250 / 6º andar – Recife (PE)
Horário: das 08h às 12h e das 13h às 17h.

Fonte: MDIC

Comentários

Comentários

Deixar uma resposta