Minha Empresa não está no Digital! Vou precisar me preocupar com a Segurança de Dados?

0

A primeira coisa que precisamos entender é que proteção de dados e privacidade não estão ligados ao Digital, não deve ser uma preocupação exclusiva do Digital. Essa segurança está ligada aos dados, então não importa se os dados dos usuários estão em uma agenda física, em um caderno, em uma planilha ou em um software (programa). Esses dados sempre vão precisar de proteção e aplicação de padrões de segurança.

Não importa qual a área de atuação ou segmentação de sua empresa, todos precisam investir em proteção de dados e de informações.

E será mesmo que sua empresa não está no digital? Vamos descobrir? Se sua resposta for sim para algumas das perguntas abaixo, isso significa que, de alguma forma, está sim no digital.

1 – Utiliza o WhatsApp ou algum App similar para contato ou venda?

2 – Utiliza e-mail?

3 – Tem redes sociais?

4 – Utiliza qual tipo de sistema que precisa da internet?

Se alguma das suas respostas foi sim, então, precisamos alertar: sua empresa está no digital sim e precisa de cuidados com cibersegurança.

Se a sua resposta for não, se você ainda lida com tudo apenas no papel, formulários e não faz nada ligado a Internet, guarda os contatos dos clientes em meio físico… ainda assim, precisará se adequar à LGPD. Pois a lei não está ligada somente a empresas que se encontram no Digital, mas, sim, a todas as empresas que lidam com os dados pessoais.

É fundamental entendermos que não se trata somente de uma Lei ou de sua aplicação, trata-se de como você lida com a privacidade dos dados em sua empresa, se sua empresa está preparada para lidar com os vazamentos de dados, com os incidentes de segurança e como você tem utilizado todas essas possibilidades em favor do crescimento de seu negócio.

O investimento em Proteção de dados e Privacidade abrirá muitas portas e evolução, basta saber se a sua empresa está disposta a crescer e mostrar para seus clientes que seu empreendimento investe na segurança das informações que são fornecidas e armazenadas. Tenha certeza de que, com o passar do tempo, tempo esse que está correndo cada vez mais veloz, isso fará toda a diferença para as empresas de sucesso.

Tem dúvidas sobre algum tema ligado à Proteção de dados, Privacidade e Segurança da Informação? Nos envie um e-mail (dalva@usetecnologias.com.br), quem sabe na próxima matéria suas dúvidas serão sanadas?!

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta