Ministro britânico anuncia medidas para fortalecer relações com o Brasil

0

No primeiro dia de sua visita ao Brasil, o Ministro de Negócios e Inovação, Vince Cable, anunciou novas medidas para fortalecer a relação comercial entre os dois países.

Ao lado de Miguel Jorge, Ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Vince Cable anunciou a criação de um Fórum Brasil-Reino Unido de CEOs. O fórum vai prover recomendações práticas aos governos dos dois países sobre os diversos assuntos e oportunidades a serem abordados dentro desta relação bilateral fortalecida.

“Juntos, os governos do Reino Unido e do Brasil implementaram uma mudança na forma pela qual trabalhamos, para revigorar e aprofundar nossa parceria estratégica. Empresários de ambos os países devem estar no centro de nossa relação bilateral, trazendo suas experiências na medida em que buscamos fortalecê-la para beneficiar ambos os lados. As mudanças que estamos fazendo refletem o nosso comprometimento com esta parceria”, declarou o ministro Vince Cable.

O ministro britânico proferiu esta declaração após co-presidir o 5º encontro ministerial anual do Comitê Econômico e de Comércio Conjunto Brasil-Reino Unido (JETCO). Vince Cable e Miguel Jorge concordaram com a necessidade de aumentar o envolvimento de representantes do setor privado durante as reuniões anuais de comércio.

Representantes empresariais e governamentais analisarão oportunidades nos seguintes setores-chave:

Infraestrutura e energia;

Cooperação relacionada a grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos;

Inovação e competitividade;

Indústrias criativas;

Capacitação e treinamento;

Serviços de saúde.

Os governos também anunciaram a intenção de assinar um acordo para evitar a bitributação de tripulações internacionais, um passo importante em direção à meta de longo prazo de um acordo completo de bitributação entre o Reino Unido e o Brasil.

Esta é a primeira visita ministerial entre os países desde as eleições britânicas de maio. Vince Cable continuará a ter reuniões com líderes empresariais e representantes governamentais em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro até o fim da semana. Está é a segunda visita que o governo de coalizão realiza para cumprir a promessa do governo de coalizão em consolidar relações com parceiros-chave no século XXI – a primeira visita foi a delegação empresarial à Índia, liderada por David Cameron.

Na pauta das futures reuniões estará a parceria Brasil – Reino Unido em diversas áreas, que vai de desenvolver a expertise mundial necessária para garantir Jogos Olímpicos bem sucedidos em Londres em 2012 e no Rio em 2016 a encorajar cooperação industrial em setores como defesa e segurança, energia e engenharia avançada.

Empresas britânicas são líderes em muitas áreas de real importância para a economia brasileira, e muitas delas já operam no país:

Em educação, um exemplo é a Pearson, que fornece  serviços educacionais para a crescente força de trabalho do Brasil;

Em energia, a Shell e Cosan acabam de assinar acordo para suprir biocombustíveis; a BG é a maior investidora no setor de óleo e gás no Brasil;

Em infraestrutura, a Halcrow realizou estudo de viabilidade para o trem de alta velocidade que ligará Rio de Janeiro e São Paulo;

Em engenharia avançada, Rolls Royce e GKN são fornecedores líderes de mercado;

Em biotecnologia e farmacêutica, a AstraZêneca e a GlaxoSmithkline são também empresas importantes  no mercado brasileiro.

Deixe uma resposta