São Paulo – O Brasil planeja ampliar sua divulgação como destino turístico no mundo árabe. O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), vinculado ao Ministério do Turismo, deve passar a atuar em parceria com outros órgãos governamentais para atrair turistas árabes ao Brasil. A informação é do ministro do Turismo, Vinicius Lages, e foi dada em conversa exclusiva com a reportagem da ANBA nesta quinta-feira (25), durante a 42ª Abav Expo, feira da Associação Brasileira de Agências de Viagens.
Aurea Santos/ANBA

- Atualmente, o Brasil foca sua divulgação turística em países da América Latina e Europa, além dos Estados Unidos. Segundo Lages, uma divulgação mais ampla nos países árabes já entrou na pauta de discussões do ministério. “Isso fez parte da oficina que nós fizemos hoje pela manhã para discutir a nova Embratur, a nova estratégia de promoção do País. Eu acho que o Brasil está bem posicionado como destino turístico. A Copa nos mostrou isso de forma muito clara e precisamos sustentar essa posição”, afirmou Lages.Perguntado sobre quais ações estão sendo pensadas para o mundo árabe, o ministro destacou a formação de parcerias com outros órgãos governamentais. “Hoje, a Embratur não trabalha aliada com a diplomacia brasileira na região, não trabalha com a Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) na região”, disse o ministro.“A Apex está presente no Oriente Médio, está com um escritório em Dubai, onde eu já estive três vezes. A gente pode potencializar, criar sinergia. À medida que o Brasil promove café, alimentos, manufaturados na região, nós podemos estar junto promovendo o turismo também. Então, essas são algumas das ideias que a gente debateu hoje e que estão nos nossos planos para os próximos meses”, revelou.Durante a feira, Lages fez uma apresentação à imprensa para lançar a Agência de Notícias do Turismo, site voltado à divulgação de informações do setor a outros veículos jornalísticos. O portal terá notícias sobre o turismo no Brasil, além de um banco de imagens, vídeos, programa de rádio e outros materiais produzidos para divulgar os destinos turísticos brasileiros.
O site foi lançado em português e, segundo Lages, terá versões em inglês e espanhol. O ministro não descartou, no entanto, a possibilidade da criação de uma versão em árabe. “O mundo árabe nos interessa muito. Claro que não vamos ter uma segmentação nesse nível nesse primeiro momento, mas, quem sabe, evoluindo [possa haver]. Nós temos não só laços culturais de imigrantes, mas também temos rotas aéreas [entre as regiões]”, lembrou o ministro.
“À medida que nós vamos evoluindo nesse relacionamento, vamos customizando a informação para que nós possamos ter a melhor agência de notícias de turismo, que atenda o interesse dos usuários finais”, destacou Lages, acrescentando ser importante a manutenção de um bom relacionamento com jornalistas do mundo árabe.
Aurea Santos/ANBA

Do outro lado, os países árabes também estão interessados em atrair os turistas brasileiros. A Delegação Oficial de Turismo do Marrocos, por exemplo, participa pela primeira vez com um estande na Abav Expo.
“Estamos com um estande de 100 metros quadrados para mostrar o potencial da oferta turística do Marrocos. Trouxemos mais de 30 operadores para a feira”, contou Fouad Bouchama, diretor adjunto da entidade.
Segundo ele, o principal atrativo turístico do Marrocos é a diversidade geográfica do país, onde há desde montanhas nevadas até um grande deserto. Ele destacou ainda as cidades imperiais de Rabat, Fez, Meknes e Marrakesh, importantes locais de visitação de turistas.
Segundo Bouchama, em 2012 o Marrocos recebeu 16 mil brasileiros, número que saltou para mais de 26 mil no ano passado, impulsionado pela realização do Mundial de Clubes da Fifa, que promoveu o confronto entre o time local, o Rajah Casablanca, e o Atlético Mineiro. “Para 2014, temos a expectativa de chegar a mais de 30 mil [turistas brasileiros], afirmou.

A Palestina é outro país árabe que pretende atrair os brasileiros que visitam a feira da Abav, especialmente os interessados em turismo religioso. “Nós apresentamos aqui diferentes programas de peregrinação, católicas e evangélicas, porque o Brasil é uma fonte muito importante de peregrinações. Hoje, a Palestina recebe em torno de 30 mil brasileiros por ano em hotéis de cinco estrelas e quatro estrelas”, destacou Ali El-Khatib, coordenador do estande da Palestina e representante da operadora Net no Brasil.
No estande da Palestina, o visitante encontra quatro operadoras apresentando os destinos turísticos do país e também de nações vizinhas, como a Jordânia. Segundo El-Khatib, a parte hoteleira da Palestina é um dos principais destaques do setor de turismo no país.
“Os empresários ligados à área de hotelaria se preocupam muito com a questão da qualidade do ambiente de seus hotéis. A cada três, quatro anos, os hotéis sofrem uma reforma, uma adequação, uma modernização”, disse El–Khatib, acrescentando que a culinária local é outro importante atrativo para os turistas.
Etihad/ Divulgação

A Etihad Airways, companhia aérea dos Emirados Árabes Unidos, montou seu estande no evento principalmente para reforçar seu relacionamento com as agências de viagem locais.
A empresa também está divulgando os principais pontos turísticos de Abu Dhabi, como o Parque da Ferrari, entre outros. Os visitantes que passarem pelo estande da companhia aérea também podem tirar fotos com trajes típicos árabes.
A operadora de turismo Egípcia Tours, que promove viagens ao Egito, também está com um estande no evento. A feira da Abav segue até domingo (28).
42ª ABAV Expo Internacional de Turismo
Parque Anhembi – Av. Olavo Fontoura, 1209 – São Paulo – SP
Até 28 de setembro de 2014
Apenas para profissionais de 24 a 26 de setembro (quarta a sexta-feira), das 10 às 18 horas
Aberta ao público em geral de 27 a 28 de setembro (sábado e domingo), das 14 às 20 horas
Informações: www.abavexpo.com.br
Fonte: ANBA