São Paulo – O Instituto de Promoção de Exportações e Investimentos do Equador, por meio do seu Escritório Comercial no Brasil, com o objetivo de facilitar os negócios entre empresas equatorianas e brasileiras de produtos semi elaborados do Cacau “Arriba” Fino Aroma, entre os dias 6 a 13 de setembro, realizou atividades visando prospectar e difundir o esta apreciada material-prima do Equador.
As empresas que participaram da missão foram a Agro Maquita, representada por César Marcos, a empresa Agroexportadora Garyth, representada por José Cedeño e a ECO-KAKAO S.A., representada por Miguel Salazar.
Junto ao Programa Exporta País do Equador, o Escritório Comercial elaborou uma agenda de atividades para os empresários, com coordenação e assessoria das visitas, para maior compreensão do mercado brasileiro, das características comerciais dos produtos, preferencias e tendências de consumo. E, através de reuniões, estabelecer o contato para futuros negócios.
Em São Paulo, as atividades começaram com uma palestra de acesso ao mercado do Brasil, ministrada pela Fecomercio Internacional, seguida pela visita à fábrica da Cacau Show, em Itapevi-SP, a qual representa uma das maiores empresas produtoras de chocolates do país. A visita dos empresários equatorianos aumentou ainda mais o interesse da marca pela matéria prima de fino aroma original do Equador.
Nas cidades de Porto Alegre e Gramado (RS), com o apoio da Federação de Comércio de Bens e Serviços do Estado do Rio Grande do Sul, as atividades se realizaram a partir de visitas a empresas com potencial de compra de cacau e semi-elaborados.
Entre as empresas visitadas, estavam a Vonpar, fabricante dos chocolates Neugbauer, a Chocolates Caracol, a Prawer Chocolates DoParke e a Chocolates Lugano. Todas estas com interesse na compra de licor e manteiga de cacau do Equador, especificamente para melhorar ainda mais a qualidade dos seus produtos e segmentar produtos premium. Os empresários equatorianos também puderam conhecer, através de uma reunião, os chocolates da Barry Callebeut, o qual já possui produtos originários do Equador.
A Feira Brasileira do Mercado de Chocolates, FEBRACHOCO, que aconteceu em Gramado-RS, também esteve presente na agenda de atividades. Lá, realizou-se importantes trocas de contatos com empresas interessadas em comprar e comercializar a material prima equatoriana, o Cacau “Arriba” de Fino Aroma.
A alta demanda dos produtos semi-elaborados de cacau motivou os empresários equatorianos a realizarem trocas de informações sobre os produtos, e descobrir as grandes possibilidades de exportação para o Brasil, mercado onde se admira cada dia mais ao Cacau de Fino Aroma do Equador, produto já apreciado na Europa e no mundo, por ser considerada a melhor material-prima para produção de chocolates gourmet do mundo.
Fonte: ProEcuador