Naiak é a primeira empresa a produzir Óleo de Pequi em cápsulas após 18 anos de pesquisas

Compartilhe:

Brasília – Foram 18 anos de pesquisa e, finalmente chegou ao consumidor o Óleo de Pequi em cápsulas. O produto foi desenvolvido pela RTK Indústria a partir de uma parceria firmada com a Universidade de Brasília (UnB) e foi objeto de estudos sob a coordenação do biólogo PHD César Koppe Grisólia, professor-titular, pesquisador do Instituto de Ciências Biológicas e coordenador do Laboratório de Genética da UnB.

Rico em compostos antioxidantes e anti-inflamatórias, o Óleo de Pequi passou por diversos estudos, incluindo Mestrado e Doutorado, e, quando analisado em atletas, demonstrou efeitos benéficos contra a oxidação do corpo (efeito que normalmente ocorre de forma muito intensa em atletas que praticam esportes de longa duração e intensidade). Foram verificados ainda benefícios referentes à sua ação anti-inflamatória, proteção cardiovascular, prevenção de aterosclerose e redução de pressão arterial.

Este estudo conduzido pelo Prof. Grisólia contou com 126 atletas. Eles correram uma maratona e fizeram os exames iniciais. Depois disso, usaram 400 mg de Óleo de Pequi em cápsulas durante 14 dias. Após este período, correram uma nova prova e realizaram mais testes a fim de analisar os radicais livres, mutações gênicas, pressão arterial e colesterol. Os resultados mostraram que, após ingerirem as cápsulas, os atletas tiveram menos inflamação muscular, menos danos no DNA das células e menos estresse oxidativo. As análises também mostraram que os atletas acima de 45 anos tinham produção de radicais livres mais altas. Embora os testes tenham sido positivos também com jovens, o Óleo de Pequi parece mais benéfico aos atletas mais velhos.

A pesquisa gerou uma patente para a UnB e o licenciamento da tecnologia foi adquirido pela marca Naiak, da RTK Indústria, de Brasília, que participou dos estudos e do desenvolvimento para produção em larga escala. O produto é enquadrado na categoria de novos alimentos. O Óleo de Pequi é vendido no site www.naiak.com.br.

Os diversos estudos conduzidos sobre o produto estão disponibilizados no site www.oleodepequi.com.br. passou a ser vendido em março deste ano

“O extrato com o óleo de polpa de pequi apresenta propriedades nutracêuticas. Isto é, melhoram certas condições fisiológicas, como a cardiovascular. Além disso, tem propriedades antioxidantes que protegem o organismo conta processos degenerativos crônicos”, explica o professor da UnB.

Pequi_sem_fundo

As pesquisas também destacaram a importância da preservação do cerrado, e  valorização da cultura regional. Com os resultados em mãos, já foi possível criar, inclusive, um modelo de exploração sustentável com geração de mão-de- obra e rendimento para as comunidades rurais da região.

No dia 24 de fevereiro foi feito o lançamento oficial do Óleo de Pequi em cápsulas durante o aniversário do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da UnB, em Brasília. O lançamento para o grande público foi feito durante o Congresso Hi Nutrition, em São Paulo, que aconteceu de 17 a 19 de março. De 7 a 9 de julho, durante a Consufarma 2016, mais pessoas terão a oportunidade de conhecer o produto.

Outros benefícios

O pequi contém diversos antioxidantes como carotenóides, vitamina C e compostos fenólicos, e sua composição de ácidos graxos é representada principalmente pelo Ômega 9 (51,37 a 55,87%) e palmítico (35,17 a 46,79%). O produto obtido pelo fruto típico do cerrado já rendeu mais de dez artigos científicos, duas teses de doutorado e uma de mestrado. A tese de doutorado, desenvolvida por Ana Luisa Miranda Vilela, apontou que, em doses adequadas, o óleo de pequi tem potencial para ser usado como adjuvante na quimioterapia do câncer, na forma de suplemento na dieta, o que demanda mais estudos.

Sobre a NAIAK

Fundada em 2010, a NAIAK conta com um portfólio de 36 suplementos alimentares ricos em ingredientes alimentícios funcionais, 100% naturais e com 0% de gordura trans. O nome NAIAK vem de um garanhão árabe, pai de vários campeões de enduro.

Sem glúten, toda a linha é desenvolvida sob as normas da Anvisa, unindo as forças da natureza, a origem dos nossos insumos e a tecnologia. Fundada em 2010, a empresa brasiliense está sob o comando das farmacêuticas Romy e Rogy Tokarski. Entre os produtos mais vendidos da marca estão: as cápsulas de Ômega 3, Óleo de coco e Magnésio Dimalato.

Sobre a RTK Indústria

Fundada em 2010, a RTK Indústria é responsável pela fabricação de cosméticos, dermocosméticos e alimentos naturais em cápsulas e em pó, respectivamente das marcas Romy & Rogy, NAIAK e Kosmein. Localizada nas imediações de Brasília, região Centro- Oeste, e gerenciada por uma equipe técnica de farmacêuticos de mais de 35 anos de mercado, a RTK oferece ao consumidor inovação e tecnologia em seus produtos.

Fonte: Approach Comunicação Integrada

Tags: