Olinda é a segunda cidade de Pernambuco a receber do governo do Estado o selo internacional Safe Travels

0

Recife  – Olinda é a segunda cidade pernambucana a receber o selo internacional Safe Travels, disponibilizado pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Turismo e Lazer e da Empetur.

A cerimônia de concessão do título foi realizada na manhã desta quarta-feira (25), pelo secretário Rodrigo Novaes, que entregou ao prefeito de Olinda, Professor Lupércio, e à secretária de Patrimônio, Cultura e Turismo de Olinda, Gabriela Campelo, o documento oficial.

Também participaram da cerimônia ainda o presidente da Empetur, Antonio Neves Baptista; a diretora de Estruturação Turística da Empetur, Socorro Rodrigues; a diretora de Marketing, Milu Megale, e o vice-prefeito de Olinda, Márcio Botelho.

Foto: MATHEUS RIBEIRO

Desde novembro de 2020, o Estado conta com a chancela do World Travel & Tourism Council (WTTC), sendo considerado destino seguro e estando habilitado para entregar a comenda a empresas e profissionais de turismo e também a municípios. Isso se deu graças à criação dos 13 protocolos sanitários para o turismo local e do lançamento do Selo Turismo Seguro, desenvolvido pela Setur e a Empetur.

“Sabemos da importância turística e cultural da nossa querida Olinda, que agora ganha esta chancela internacional. O selo Safe Travels transmite aos visitantes de toda parte do mundo que em Pernambuco são cumpridos todos os protocolos sanitários para a retomada segura do segmento”, destaca o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.

Olinda foi agraciada com o selo por obedecer todos os requisitos exigidos pelo Governo do Estado. Entre as obrigações que municípios devem cumprir, estão: adesão de ao menos 10% dos estabelecimentos da localidade ao Selo Turismo Seguro; manter regularidade na fiscalização dos serviços e equipamentos pela Vigilância Sanitária local; possuir no mínimo 20% das empresas locais voltadas ao segmento registradas no Cadastro Nacional do Turismo do Ministério do Turismo, o Cadastur, entre outros requisitos.

Este é mais um reconhecimento do trabalho que estamos realizando para continuar protegendo as pessoas e garantir a geração de emprego e renda para a população de Olinda, e ao mesmo tempo dar o suporte aos empresários do município para retomada do crescimento econômico, mas com a segurança a saúde de todos. A parceria com o Governo do Estado é fundamental para esse retorno seguro”, afirmou o prefeito, Professor Lupércio.

Além dos destinos turísticos, empresas de turismo em geral e equipamentos pernambucanos podem solicitar gratuitamente o selo internacional do WTTC. O pedido pode ser encaminhado diretamente por e-mail à Diretoria de Estruturação da Empetur, pelo selope@setur.pe.gov.br. É necessário já contar com o Selo Turismo Seguro, também entregue pela Setur e a Empetur.

Foto: MATHEUS RIBEIRO

Para conferir os protocolos de segurança do turismo de Pernambuco e solicitar o selo Turismo Seguro, é só acessar o www.borapernambucar.com.br e, na aba Protocolos, é escolher o protocolo referente ao segmento desejado e baixar o termo de compromisso. Para mais informações sobre ambos os selos, há o WhatsApp: 81 99362-8875.

“Tanto o nosso selo, Turismo Seguro, quando o Safe Travels, são ferramentas importantes nesta retomada do setor. Um restaurante, um hotel, que apresenta os selos, já desperta a sensação de conforto no visitante, que fica ciente de que no local há preocupação na limpeza e no distanciamento social, por exemplo. É muito importante que os destinos e todas as empresas de turismo solicitem os selos para o fortalecimento da atividade turística”, ressalta o presidente da Empetur, Antonio Baptista.

Pernambulando

Durante o evento, a Setur-PE e a Empetur realizaram a entrega do Pernambulando,  novo formato de centro de atendimento ao turista móvel desenvolvido pela Empetur.  Em formato de carrocinha, com tablet, folheteria e o Passaporte Pernambuco, o Pernambulando foi pensado para ser levado a eventos e ações diversas dos municípios, permitindo o atendimento direto dos visitantes das cidades.

“O Pernambulando é um equipamento versátil, que permite ser utilizado em várias situações pelos municípios. Estamos entregando aos gestores de Turismo e capacitando os atendentes que vão operar esses CATs para que dessa forma, cada cidade esteja apta não apenas a falar de seus atrativos, mas do que se tem para fazer em todo o Estado”, explica a diretora de Marketing da Empetur, Milu Megale.

(*) Com informações da Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta