Home Comércio Exterior OMC: Barômetro do Comércio de Mercadorias aponta para estagnação do crescimento do...

OMC: Barômetro do Comércio de Mercadorias aponta para estagnação do crescimento do comércio global

0
Porto de Xangai Por liufuyu

Genebra (Suíça) – O último Barômetro do Comércio de Mercadorias da OMC, divulgado nesta terça-feira (23) ficou estável, mas abaixo da linha de tendência recente para o comércio de mercadorias, sugerindo que o comércio global de mercadorias continuou a crescer no segundo trimestre de 2022, mas que o ritmo de crescimento foi mais lento do que no primeiro trimestre e provavelmente permanecer fraco na segunda metade do ano.

O Barômetro do Comércio de Mercadorias é um indicador principal composto para o comércio mundial, fornecendo informações em tempo real sobre a trajetória do comércio de mercadorias em relação às tendências recentes. A leitura mais recente de 100,0 coincide exatamente com o valor da linha de base do índice, indicando uma expansão comercial em tendência.

No entanto, o barômetro geral permanece abaixo de um índice companheiro que representa os volumes reais de comércio de mercadorias, sugerindo que o crescimento do comércio ano a ano pode desacelerar ainda mais, mas permanecer positivo quando as estatísticas oficiais do segundo trimestre estiverem disponíveis, com o comércio simultaneamente sobrecarregado pelo conflito na Ucrânia e impulsionado pelo levantamento dos bloqueios Covid-19 na China.

O volume do comércio mundial de mercadorias estabilizou com o crescimento ano a ano desacelerando para 3,2% no primeiro trimestre de 2022, abaixo dos 5,7% no quarto trimestre de 2021. A desaceleração no primeiro trimestre refletiu apenas parcialmente o impacto do conflito na Ucrânia, que estourou no final de fevereiro. Os bloqueios na China também pesaram fortemente no comércio no primeiro trimestre.

Os componentes do Barômetro de Mercadorias são mistos, com a maioria dos índices mostrando o crescimento da tendência ou abaixo da tendência. O índice de pedidos de exportação prospectivos (100,1) está em tendência, mas caiu. O índice de produtos automotivos (99,0) está apenas um pouco abaixo da tendência, mas perdeu seu impulso ascendente. Os índices de frete aéreo (96,9) e componentes eletrônicos (95,6) estão abaixo da tendência e apontando para baixo, enquanto o índice de matérias-primas (101,0) recentemente subiu ligeiramente acima da tendência. A principal exceção é o índice de transporte de contêineres (103,2), que subiu firmemente acima da tendência, já que os embarques nos portos chineses aumentaram com o alívio das restrições do Covid-19.

A última leitura do barômetro é consistente com a previsão comercial mais recente da OMC de abril passado, que previa um crescimento de 3,0% no volume do comércio mundial de mercadorias em 2022. No entanto, a incerteza em torno da previsão aumentou devido ao conflito em curso na Ucrânia, aumento da inflação pressões e o aperto esperado da política monetária nas economias avançadas. Uma previsão revisada será divulgada no início de outubro.

(*)  Com informações da OMC

NO COMMENTS

Deixe uma resposta