PEIEX: ApexBrasil lança no Mato Grosso Sul programa de capacitação de empresas para exportação

0

Brasília – No dia 16 de novembro, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) lançará um importante instrumento de apoio à exportação no Mato Grosso do Sul: o lançamento de um novo ciclo operacional do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX).

Na região, o PEIEX será executado por meio de uma parceria da Apex-Brasil com a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), pelos próximos 22 meses. O evento de lançamento será realizado de forma híbrida, presencialmente na Universidade e com transmissão online.

O Núcleo tem sede em Campo Grande e polo em Dourados e oferecerá atendimento especializado no setor da Apicultura, além do atendimento geral, oferecido a todos os demais setores produtivos. O objetivo é qualificar 100 empresas da região.

É a segunda edição do PEIEX no Mato Grosso do Sul, que no período de 2019-2021 atendeu 101 empresas, sendo que é a primeira vez que teremos a atuação do polo PEIEX em Dourados.

No mesmo dia, o Gerente de Inteligência de Mercado da ApexBrasil, Igor Celeste, apresentará oportunidades para a exportação do estado e as ferramentas de inteligência disponíveis para auxiliar os empresários em seu processo de internacionalização.

 

Sobre Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul apresentou um aumento nas exportações de 16,88% no acumulado de janeiro a maio de 2022, quando comparado ao mesmo período do ano de 2021. No ano passado o estado obteve um recorde no valor de suas exportações, evidenciando que a economia do estado tem como forte relação com sua capacidade exportadora, tornando-se também competitiva e impactando fortemente no desenvolvimento do estado do Mato Grosso do Sul (JAIME VERRUCK, 2022).

“Com base nos estudos realizados pela ApexBrasil, existem empresas com potencial exportador no estado de Mato Grosso do Sul e, onde há empresas com potencial exportador, há oportunidade de transformar empresas brasileiras em exportadores permanentes, um dos objetivos do Programa de Qualificação para Exportação – PEIEX”, afirma Rita Albuquerque, Coordenadora de Qualificação da ApexBrasil. Foram convidados para o evento de lançamento o Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar; o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Dourados; assim como, o Reitor da UCDB e outros representantes de importantes instituições intervenientes no processo exportador das empresas sul-mato-grossenses.

 

Sobre o Centro-Oeste

O PEIEX atendeu e qualificou 296 empresas na região Centro-Oeste, por meio da execução de 3 convênios, em Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Desse total de empresas: 74% estão na categoria de micro e pequenas empresas (MPEs); 22 exportaram no primeiro semestre de 2022, com valor total de R$ 83,5 milhões (houve aumento de 42,1% no valor exportado pelo mesmo conjunto de empresas entre janeiro e junho de 2021). Do total exportado por essas 22 empresas, 99,1% do valor concentrou-se em produtos de 3 setores, a saber: Moda, Higiene Pessoal e Cosméticos (89,6%), Produtos Agropecuários (5%) e Alimentos e Bebidas (4,5%).

(*) Com informações da ApexBrasil

Deixe uma resposta