Pequenas e médias empresas recebem apoio para exportação oferecido pelo Instituto Jovem Exportador

0
474

Última atualização:

Brasília – O Instituto Jovem Exportador iniciou em junho de 2020 uma  campanha de promoção à exportação para pequenas e médias empresas, como forma de recuperação econômica pós-pandemia do Covid-19. A 3ª edição da Trilha de Internacionalização de Empresas chegou para preparar empresários e empreendedores brasileiros para negociar no mercado árabe.

Pequenas e médias empresas recebem apoio para exportação oferecido pelo Instituto Jovem Exportador
Divulgação

A campanha foi concebida com uma série de webinares e alguns eventos virtuais denominados Matchmaking Mercado Árabe que se diferenciam pela participação de instituições, profissionais e empresários do mercado alvo. A série de Matchmaking Mercado Árabe teve início com a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB), em uma palestra do secretário-geral Tamer Mansour, e terá mais duas rodadas com representantes do escritório de Dubai da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil), da Embaixada dos Emirados Árabes Unidos e da Câmara de Indústria e Comércio de Dubai (Dubai Chamber). A campanha completa pode ser vista no Instagram jovemexportador.

Em busca de parceiros patrocinadores que desejem associar sua marca a uma iniciativa relevante, necessária neste momento de retomada econômica e de excelente qualidade, o Instituto Jovem Exportador – que é u

Pequenas e médias empresas recebem apoio para exportação oferecido pelo Instituto Jovem Exportador
Ronan Pires, presidente do Instituto Jovem Exportador/ Foto: Divulgação

ma organização sem fins lucrativos – vem contando com sua equipe especializada em relações internacionais, comércio exterior e empresas parceiras com ampla experiência na área de promoção de exportações para organizar o conteúdo de alto

nível e a mentoria quase personalizada durante a Trilha. Esta 3ª edição conta com a experiência e alguns conteúdos advindos das Trilhas para Xangai (China) e Lisboa (Portugal) nos anos anteriores.

Todo conteúdo e desafios durante a Trilha de 2020, na forma de games (jogos), orientarão os participantes no passo-a-passo para exportar. Os assuntos de inteligência comercial nos setores de interesse do mercado árabe, como alimentos e bebidas, cosméticos, games e outros somam-se a outros relacionados à adequação de produtos/serviços e promoção comercial.

Em julho de 2020, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apresentou 33 propostas para retomar o crescimento econômico e acelerar o desenvolvimento sustentável (Agência Brasil). No documento “Brasil Pós Covid-19”, as propostas estão divididas em quatro áreas: atividade produtiva e reconstrução das cadeias de produção, inserção internacional, investimento em infraestrutura e proteção econômica e social de populações vulneráveis.

Seguindo o caminho apontado pelo Sebrae de contribuir para que os donos de pequenos negócios estejam mais capacitados para enfrentar a crise com recursos de gestão, inovação e planejamento, o Instituto Jovem Exportador já abriu inscrições para a Trilha de Internacionalização de Empresas que, por meio de uma processo gameficado, procurará inserir algumas empresas no mercado árabe, como uma das soluções para as pequenas e médias empresas mitigarem os efeitos da pandemia. O caminho para o crescimento certamente passa pelos pequenos negócios e empresas.

A participação em Missões Comerciais de Prospecção e em Feiras Internacionais consegue reunir compradores e potenciais clientes, com o objetivo de criar oportunidades de interação e fomento de novos negócios entre os países. Quando uma empresa está pronta para exportar o melhor a fazer é estar onde seus potenciais clientes possam encontrá-la.

As inscrições estão abertas no www.jovemexportador.com.br.O Instituto Jovem Exportador conta com Núcleos ou representações em todos as unidades da federação.

(*) Com informações do Instituto Jovem Exportador

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta