Perspectivas para a colaboração China-EUA no combate à epidemia são “muito amplas”, diz especialista

0

Nova York – As perspectivas para a cooperação EUA-China na prevenção e controle de grandes epidemias globais são “muito amplas”, afirmou um renomado especialista americano em saúde global.

Existem vários aspectos em que os dois lados podem cooperar para conter e combater o atual surto do novo coronavírus, disse Yanzhong Huang, membro sênior de saúde global do think tank sem fins lucrativos dos EUA, Council on Foreign Relations, durante uma recente entrevista por telefone com a Xinhua.

Ambos os lados podem fortalecer a coordenação de políticas relacionadas às inspeções de entrada e saída de fronteiras, o que ajudará a minimizar o impacto do surto viral no turismo e comércio bilaterais e globais, observou Huang, que também é professor e diretor do Centro de Estudos de Saúde Global da Faculdade de Diplomacia e Relações Internacionais da Universidade Seton Hall.

A China e os Estados Unidos podem aprender muito um com o outro no combate a doenças e também devem aprimorar o intercâmbio e o compartilhamento de informações nas áreas de pesquisa viral e no desenvolvimento de medicamentos e terapias eficazes, disse o especialista.

Foto Cheng Mi/Xinhua

Como a China compartilhou rapidamente a cepa do novo coronavírus com a Organização Mundial da Saúde (OMS), pesquisadores nos Estados Unidos e em outros países puderam desenvolver kits de reagentes para diagnóstico e começar a desenvolver vacinas, disse Huang.

Ao passo que o surto afetou o sistema de saúde pública chinês, os Estados Unidos podem ajudar fornecendo suprimentos médicos e materiais de emergência que a China mais precisa no momento, acrescentou Huang.

Sublinhando a importância da cooperação e coordenação internacional para lidar com um grande surto, Huang destacou que as doenças infecciosas desconhecem fronteiras e que qualquer batalha antiepidêmica não é apenas uma questão de um único país.

A OMS declarou na última quinta-feira que o surto do novo coronavírus é uma emergência de saúde pública de preocupação internacional, ao mesmo tempo em que expressou confiança nos esforços da China.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta