Porto do Açu participa da edição online da Feira Internacional para Comércio e Serviços China-Brasil

0
437

Rio de Janeiro – O Porto do Açu é um dos destaques na primeira edição virtual da Feira Internacional para Comércio e Serviços China-Brasil (CIFTIS China-Brasil). Promovido pelo Consulado Geral da China e transmitida por plataforma digital, o evento teve início nesta quinta-feira (3) e irá até o dia 11 de setembro, em Pequim.

Para o Açu, a participação na feira reforça o vínculo com o país asiático, com o qual já possui amplo relacionamento. “As portas do Porto do Açu estão abertas às empresas chinesas e queremos mostrar isso durante a CIFTIS. A China já é o principal parceiro comercial do Açu, tanto em importação quanto em exportação, representando 60% da nossa movimentação de cargas. Temos também casos de sucesso na área de investimentos industriais e fornecedores de serviços e acreditamos no potencial que temos para ampliação deste portfólio de parcerias em um futuro próximo”, afirma Tessa Major, diretora de Negócios Internacionais do Porto do Açu.

A China também é o principal destino do petróleo e minério exportados pelo Açu. Entre as cargas movimentadas junto ao país chinês também estão bauxita, coque, carga geral, ferro gusa e carvão. Em 2019, o Porto do Açu assinou acordo de cooperação com o Porto de Guangzhou, contribuindo para a troca de experiências e conhecimento entre os dois países. A parceria com a China também está presente desde agosto deste ano nos projetos termelétricos desenvolvidos no empreendimento portuário.

Recentemente, a gigante chinesa SPIC adquiriu 33% dos projetos da GNA I e GNA II e firmou contrato para participação nos futuros projetos de expansão GNA III e GNA IV, que preveem a utilização combinada do GNL e de gás doméstico das vastas reservas de pré-sal do Brasil e que, juntas, farão parte do maior parque termelétrico da América Latina, já em desenvolvimento no Açu.

Estande do Açu totalmente adaptado ao ambiente digital

O pólo sustentável, industrial e energético do Açu será apresentado de forma totalmente adaptada para o ambiente digital. Pelo sitehttps://3d.ciftis.org/index.html?flag=PortodoAcuOperacoes, o público poderá visitar o estande virtual do Porto do Açu, assim como acessar uma galeria de fotos digitalizada do empreendimento. Outra novidade é que dúvidas poderão ser sanadas por e-mail e reuniões comerciais poderão também ser agendadas virtualmente.

A maior atração do estande ficará por conta do “Açu Experience”, uma visita guiada virtual pelos 130 km² do porto localizado em São João da Barra, no norte do Estado do Rio de Janeiro. As imagens foram gravadas com drones e câmeras 360º, o que permite ao usuário a experiência única de passear pelo Açu por terra, céu e mar. Ao longo de sete minutos são exibidos os terminais portuários, a reserva ambiental e as empresas já instaladas no empreendimento, inclusive com cenas de áreas que, em geral, não são abertas a visitantes, como pátios internos.

A experiência está disponível com narração em inglês, relatando as principais operações e oportunidades do Açu. Inserções gráficas também foram utilizadas como recursos para dimensionar informações e números mais relevantes do porto jovem, mas com visão de futuro.

A tecnologia foi pensada inicialmente para encurtar distâncias, para simular a experiência de conhecer o porto-indústria mais moderno do país in loco. Contudo, a ferramenta se tornou totalmente adaptada aos tempos de pandemia, já que as visitas presenciais ao Porto estão suspensas até que a situação seja normalizada. Virtualmente, a visão geral do Porto e das empresas já instaladas segue completa através do link https://www.youtube.com/watch?v=2ugEhVgXjbk.

(*) Com informações da Prumo Logística

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta