Premiê chinês defende livre comércio e multilateralismo em reunião com Alta Representante da UE

0
401

Beijing, 25 out (Xinhua) — O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, se reuniu nesta quinta-feira (24) com a Alta Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança e vice-presidente da Comissão Europeia, Federica Mogherini.

A China e a Europa compartilham amplos interesses comuns, disse Li, acrescentando que a China sempre apoiou o processo de integração europeia e que deseja ver uma UE próspera e unida.

Notando que a nova liderança da UE está prestes a tomar posse, Li expressou a esperança de que ambos os lados continuem defendendo conjuntamente o multilateralismo e o livre comércio, se tratem com respeito e igualdade, promovam uma conclusão antecipada das negociações sobre um acordo de indicações geográficas e concluam as negociações do acordo de investimento China-Europa no próximo ano, conforme programado.

Li acrescentou que os dois lados devem reforçar a comunicação e a coordenação nos principais assuntos internacionais e regionais, além de promover as relações China-Europa e a cooperação para alcançar novos progressos.

 

Mogherini disse que as novas instituições da UE darão continuidade as suas políticas na China e continuarão priorizando as relações com a China dentro da política externa da UE.

A Alta Representante  acrescentou que a UE está disposta a trabalhar com a China para aprofundar a cooperação pragmática abrangente e reforçar a cooperação nos assuntos globais e regionais, a fim de contribuir mais para a paz e o desenvolvimento mundiais.

(*) Com informações da Xinhua

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta