São Paulo – A presidente Dilma Rousseff, disse hoje (13), em São Paulo, que o Mercosul está pronto para a troca de ofertas com a União Europeia, abrindo as negociações para um acordo de livre comércio entre os dois blocos econômicos. “Pedimos o empenho da França para que a oferta da UE seja concluída até janeiro e possamos iniciar as negociações”, disse Dilma, na presença do presidente francês, François Hollande.
Os dois presidentes participaram do Encontro Econômico Franco-Brasileiro, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O encontro é parte da agenda da visita de Estado de Holande ao Brasil.
Ontem, em Brasilia, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, pediu o empenho francês para a conclusão da oferta da UE. Pelo calendário negociado em janeiro de 2013, a troca de deveria ocorrer até o fim deste ano. Mas representantes europeus pediram o adiamento da reunião. O atraso, no entanto, não deve comprometer a abertura das negociações, segundo Pimentel.
Em seu discurso na Fiesp, o presidente François Hollande disse que Brasil e França podem dobrar sua corrente de comércio até 2020. Em 2013, o comércio entre os dos países deve somar USS 10 bilhões, o dobro do valor registrado há dez anos. O Brasil tem déficit no comércio com a França. O presidente Hollande reconheceu a importância de um acordo entre Mercosul e União Europeia para aumentar as trocas comerciais entre os dois blocos.
Sobre relação comercial com a França, o ministro Pimentel disse que o resultado é positivo, apesar do déficit, porque a maior parte das importações brasileiras é de bens de capital, o que permite a modernização da economia brasileira e o aumento da competitividade. O ministro pediu, no entanto, maior abertura do mercado francês para os produtos brasileiros.
Fonte: MDIC