Presidentes da China e do Brasil trocam mensagens pelo 45º aniversário das relações diplomáticas



Última atualização: 16 de Agosto de 2019 - 13:00
0
306

Beijing- O presidente chinês, Xi Jinping, trocou nesta quinta-feira mensagens congratulatórias com o seu homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, por ocasião do 45º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países.

Em sua mensagem, Xi disse que a China e o Brasil são importantes países em desenvolvimento e os principais mercados emergentes. Nos últimos 45 anos, as relações bilaterais se tornaram mais fortes com o passar do tempo. A cooperação pragmática em vários campos foi frutífera, o que gerou benefícios tangíveis aos dois povos. Seus laços se tornaram um exemplo de cooperação e desenvolvimento conjunto entre os principais países em desenvolvimento.

Atualmente, os dois países estão em um período vital de desenvolvimento. Suas cooperações possuem grande potencial e amplas perspectivas, apontou Xi.

“Atribuo grande importância ao desenvolvimento das relações sino-brasileiras”, disse Xi, acrescentando que está disposto a traçar um plano para as relações bilaterais com o presidente Bolsonaro e a impulsionar a parceria estratégica abrangente entre os dois países para um nível mais alto, a fim de beneficiar ambos os países e povos e dar novas contribuições para salvaguardar a paz, a estabilidade e a prosperidade mundiais.

Bolsonaro disse em sua mensagem que desde o estabelecimento dos laços diplomáticos, os dois países têm mantido o objetivo de

desenvolvimento comum, com a cooperação bilateral diversificada e madura, e o mecanismo de cooperação melhorado.

Os dois lados vêm testemunhando um comércio bilateral e investimento crescentes, e desfrutando de uma cooperação sólida em áreas estratégicas, incluindo a aeroespacial, o que mostra a característica mutuamente benéfica dos laços bilaterais, declarou ele.

Este ano está sendo marcado pelos intercâmbios frequentes de alto nível entre os dois países e comunicação harmoniosa entre os dois governos, disse Bolsonaro.

O presidente brasileiro disse estar pronto para trabalhar com Xi para planejar conjuntamente o caminho futuro da parceria Brasil-China em busca de benefícios dos dois povos.

(*) Com informações da Xinhua

Comentários

Comentários

Deixar uma resposta