Da Redação
Brasília – O Instituto de Promoção de Exportações e Investimentos ProEcuador realiza nos dias 15 e 16 de outubro, em Hamburgo (Alemanha) a Rodada de Negócios Europa-Equador, com o objetivo de identificar e explorar oportunidades de negócios entre empresas equatorianas e europeias e dar maior dinamismo ao comércio entre o Equador e esses países.
Para participar da Rodada de Negócios em Hamburgo, o ProEcuador espera contar com a participação de empresas dos setores de bananas e frutas exóticas, frutas desidratadas, produtos do mar (pescado congelado e camarões), atum enlatado, quinua e chia e outros produtos. Entre os europeus, é aguardada a participação de empresas da Alemanha, Espanha, França, Holanda, Itália, Reino Unido, Rússia, Suécia e Turquia.
A expectativa do ProEcuador é de que a realização da Rodada de Negócios em Hamburgo gerará novas oportunidades para a exportação de produtos equatorianos para o mercado europeu. Segundo dados da Comissão Europeia, em 2013, as importações europeias de produtos equatorianos totalizaram US$ 3,5 bilhões e as exportações europeias ao país sul-americano somaram US$ 3,1 bilhões.
Em julho ultimo, o Equador finalizou as negociações do processo para a incorporação do país ao acordo assinado pela Colômbia e Peru com a União Europeia. O resultado das negociações terá que ser aprovado pelo Parlamento Europeu antes de entrar em vigor. Mas desde já a o que se espera é que passando a integrar o Acordo UE/Colômbia/Peru, o Equador poderá compensar as perdas provocadas pela retirada dos benefícios concedidos pelo Sistema Geral de Preferências Comerciais da União Europeia e que ficarão sem efeito a partir do mês de dezembro.
Com a realização da Rodada de Negócios em Hamburgo, o ProEcuador pretende não apenas aumentar os negócios entre companhias do país e empresas de sete dos vinte e oito estados-membros da União Europeia como também buscar novos mercados para seus produtos na Rússia e Turquia. Esses dois países não integram a UE mas se apresentam como clientes em potencial para cacau, chocolate, flores e outros produtos de ótima qualidade exportados pelo Equador.