Projeto da Apex/Centro Brasil Design apoia produtos com design inovador voltados à exportação

0

Brasília – Oito empresas associadas ao Projeto Brazilian Health Devices, promovido pela  Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (Abimo), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), estão participando de um programa inédito da Apex-Brasil e do Centro Brasil Design.

Trata-se do Design Export, que tem como objetivo levar para a indústria nacional uma metodologia simples, didática e objetiva que orienta a empresa a inserir a inovação como parte do processo de desenvolvimento de novos produtos, utilizando o design como uma das ferramentas.

Estudos realizados pela Confederação Nacional da Indústria indicam que 75% das empresas que investiram recentemente em design registraram aumentos em suas vendas, sendo que 41% destas empresas também conseguiram reduzir os seus custos e é por isso que o programa capacita orientando as empresas na identificação de oportunidades de inovação e na escolha de escritórios de design mais adequados a cada perfil.

A diretora executiva do Centro Brasil Design, Letícia Castro Gaziri, explica que a organização tem um histórico de resultados positivos aplicando uma metodologia própria em programas de estímulo ao design. “Nossa meta é ajudar no desenvolvimento da inovação e orientar as empresas a utilizarem o design como ferramenta estratégica para os negócios”.

Projetos

Para Roberto Alcantara, presidente da Ângelus, uma das empresas participantes, o Design Export é uma grande oportunidade: “as empresas devem utilizar essa importante ferramenta de inovação para se diferenciarem no mercado”, opina. O executivo conta que o projeto está em fase inicial. Trata-se de uma “embalagem-dispenser inteligente”, que proporcionará a utilização de vários produtos odontológicos de maneira simples e eficiente: “Queremos chegar a uma embalagem que cumpra as funções estéticas e principalmente funcionais, de acordo com escopo estabelecido e de tal forma que seja útil e aceito pelo mercado”.

A Magnamed, empresa premiada pela atuação em inovação, também está na expectativa de um lançamento com design diferenciado, provavelmente na Hospitalar 2014. “É muito grande e certamente trará um degrau no faturamento”, adianta o presidente, Tatsuo Suzuki. “A Magnamed ganhou com este projeto, não só o design de um produto, mas a cultura de se investir em design de todos os produtos”.

Lançamento

A Signo Vinces já lançou seu produto, desenvolvido com a assessoria do Programa: O EVO é um kit instrumental destinado à cirurgia odontológica, que possui todas as ferramentas necessárias para auxiliar o cirurgião dentista no processo de implantodontia e outros procedimentos. Por utilizar brocas e instrumentos inteligentes, com mais de uma função, o número de ferramentas do kit é menor do que o usual no mercado e o kit é mais compacto, prático e funcional.

O lançamento oficial do produto foi realizado durante o IN 2013 – Latin American Osseointegration Congress, no dia 25 de setembro, em São Paulo, e o kit já está disponível para a venda.

De acordo com a gerente de design da Signo Vinces, Denise Kajita, depois de uma visita dos consultores do programaDesign Export à fábrica, ficou evidente que o design poderia ser mais bem utilizado para o desenvolvimento dos produtos da marca e para o aumento da sua competitividade no Brasil e no exterior.

 “Com este programa, a Apex-Brasil e a Abimo conseguiram transcender o apoio à inteligência e promoção comercial e estão proporcionando às empresas do BHD subsídio à estratégia de inovação e produção, com foco na exportação. Em um setor altamente tecnológico, oportunidades como esta são essenciais para aumento da competitividade das empresas no mercado internacional”, afirma Clara Porto, coordenadora de promoção comercial da Abimo e responsável por esta ação.

Fonte: Apex-Brasil

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta