Publicação do CNBC coloca o Rio de Janeiro entre as sete cidades do mundo para se conhecer

0

Brasília – O Rio de Janeiro (RJ) é uma cidade linda aos olhos de turistas do Brasil e do mundo e comprovadamente um destino indispensável a ser visitado pelos amantes de viagens. É o que diz o conglomerado de mídia americano CNBC (do inglês Consumer News and Business Channel) em uma publicação no site Make It, que colocou a “Cidade Maravilhosa” na lista de sete destinos do mundo para se conhecer antes de morrer.

O Rio ocupou a 5ª posição no ranking, atrás das gigantes do turismo Paris (França), Roma (Itália), Nova Iorque (Estados Unidos) e Cape Town (África do Sul), e à frente de Tóquio (Japão) e Istambul (Turquia). A cidade está na lista de indicação de 50 especialistas em viagem – entre eles agentes, experts e entusiastas – ouvidos pela pesquisa.

“O Rio de Janeiro é um presente para o Brasil e para os brasileiros. Rico em paisagens naturais, cultura, história, acolhimento, belezas e tradições, é um verdadeiro cartão-postal do nosso país e apresenta ao turista uma diversidade única. O nosso trabalho é fazer com que esse e tantos outros destinos turísticos sejam ainda mais reconhecidos pelos brasileiros e internacionalmente”, ressaltou a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.

De acordo com a publicação, no Rio de Janeiro é possível passar o tempo inteiro da viagem nas icônicas praias de Copacabana e Ipanema ou visitar destinos mundialmente renomados, como o Cristo Redentor e o estádio do Maracanã, que é um dos maiores estádios de futebol do mundo. O Rio tende a ser mais barato em comparação com algumas das outras cidades da lista, segundo a publicação.

“Nenhuma outra cidade da Terra combina beleza natural, cosmopolitana, glamour, comidas interessantes, férias na praia e uma vida noturna fabulosa”, destacou, Manny Salorio, fundador da plataforma turística Go Ask a Local e um dos participantes da pesquisa divulgada pelo CNBC.

Além disso, são citados locais a serem visitados no Rio de Janeiro, como o Parque Nacional da Tijuca, maior floresta urbana do mundo e casa de mais de 350 animais, que oferece vistas incríveis em um passeio de jipe ou quadriciclo. A CNBC ainda apresenta ao leitor as delícias gastronômicas proporcionadas pela cidade, ressaltando que o viajante não pode esquecer de explorar os vibrantes restaurantes e bares, onde é possível dançar, ao vivo, os famosos ritmos Bossa Nova e Samba.

O RIO

De fato, não dá para ser turista e não conhecer um dos maiores destinos turísticos do Brasil. Poucos lugares no mundo reúnem, em harmonia, natureza e urbanismo. As belezas das praias, cachoeiras, floresta, monumentos arquitetônicos históricos, diversidade gastronômica, clima tropical (com temperaturas que variam de 16ºC a 42ºC) e um povo acolhedor fazem com que o turista vivencie um pedaço inesquecível da cultura do Brasil.

Além do legado natural, a cidade do “encontro da montanha com o mar” tem uma parte importante na história do Brasil. Ela foi a segunda capital do Brasil, em 1763, e recebeu a família real portuguesa, em 1808, quando o Brasil era colônia de Portugal. A cidade foi a primeira do mundo a receber o título de Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural, concedido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), em 2012.

O Rio oferece mais de 200 locais para conhecimento e desfrute de momentos de lazer, como cinema, teatro, musicais e exposições artísticas, mais de 50 museus e 87 bibliotecas. Além dos museus tradicionais, a cidade abriga museus de temas específicos, como trens, aviões, bondes, joias e pedras preciosas, esportes, povos indígenas, arte primitiva brasileira, entre outros.

(*)  Com informações do MTur

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta