Qual o impacto da LGPD no Brasil?

0

 “Lei geral de proteção de dados uma realidade já em vigor.”

Antes de tratarmos do impacto é importante contextualizamos alguns pontos: A lei foi sancionada em 2018, isso mesmo, 3 anos, que todos tiveram para se adequar sem temer as sanções, contudo ao longo desse período poucas empresas o fizeram. Por Quê?

Em nossas pesquisas com outros profissionais da Área, encontramos diversas respostas, as mais comuns foram:

  • Do que se trata mesmo?
  • Não acredito que a Lei iria “pegar”
  • Minha empresa é pequena não preciso me preocupar com isso; e
  • Minha empresa está em uma cidade pequena ou do interior até isso chegar aqui;

Assim como o Direito do Consumidor a LGPD veio para ficar, A LGPD também e tem impacto direto com as relações internacionais.

O fato é que por falta de conhecimento aprofundado da Lei e de Conscientização, existe muitas empresas contratando uma adequação “expressa”, não entendendo o objetivo da adequação e muito menos que ela irá gerar um efeito “dominó”. Pois a partir do momento que a empresa se adequa realmente a LGPD, ela passará a notificar seus prestadores de serviços (processador) que também lidam com dados pessoais e é nesse momento que o efeito “dominó” acontece, pois a Empresa (Controlador) não manterá um prestador de serviços (processador) que não tenha feito uma verdadeira adequação, pois o risco e responsabilidade será sempre do Controlador.

E onde entra o Impacto da LGPD?

São muitos, contudo, vamos focar em um que ao nosso ver é um dos pontos chaves: A MUDANÇA CULTURAL EMPRESARIAL QUE TEMOS HOJE NO BRASIL.

Não existe Adequação a LGPD sem segurança da Informação (SI), e isso impacta diretamente nos processos, governança e alta gestão. Implica em mudanças na forma de como tratamos os dados e as informações que lidamos no dia a dia.

Você também vai gostar de ler: Será que minha empresa precisa se adequar a LGPD?

Recentemente visitamos um cliente, que solicitou-nos a apresentação e orçamento para adequação a sua empresa (+ de 400 funcionários), ao chegar em seu escritório, já identificamos diversas mudanças que seriam necessárias, mas antes mesmo que pudesse iniciar a apresentação ele pediu a palavra e disse que como podia ver a Empresa estava já quase 100% adequada e que era pouco o trabalho e que inclusive ele recebeu orientações, termos para funcionários assinarem e cláusulas que deveria colocar nos contratos, tudo que tinha conseguido na internet. Logo, percebemos que ele não estava pronto e muito menos disposto a trabalhar o ambiente corporativo necessário para a adequação.

Ele como muitos não compreenderam que a ADEQUAÇÃO vai além de papeis a serem assinados e cláusulas a serem inseridas nos contratos, é uma verdadeira mudança e para melhorar os processos e Segurança da própria Instituição, por maior que seja as sanções da LFPD não chega perto do Impacto negativo que pode gerar para a Imagem da Empresa.

Você já pensou como irá adequar sua empresa?

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta