Relatório da Tim Atkin MW 2020 elege o Granito Semillon 2018 o “Melhor vinho branco do Chile”



Última atualização: 24 de Março de 2020 - 16:37
0
154

São Paulo – Viña Bouchon foi agraciada com o prêmio “Melhor Branco do Chile” por seu vinho Granito Semillon 2018 no Relatório Especial de Tim Atkin MW 2020, obtendo 98 pontos. Atkin é um dos três críticos de vinho mais influentes do mundo, que viaja para o Chile todos os anos para provar os seis melhores vinhos de cada vinhedo, totalizando mais de 1.200 degustações no total.

Os 98 pontos Granillon Semillon 2018 da Bouchon marcam outro marco: é a pontuação mais alta que Tim Atkin deu a um vinho branco do Chile, uma conquista compartilhada este ano apenas pelo vinho tinto Almaviva 2017, que também alcançou os 98 pontos históricos.

“Estamos muito orgulhosos desse prêmio, é a pontuação mais alta que um vinho branco chileno obteve e é notável que a variedade Semillon seja premiada, a maioria das quais plantada em videiras velhas e que representam menos de 0,5% da superfície das vinhas no Chile ”, comenta Julio Bouchon, diretor executivo da vinícola. E acrescenta que “mais do que feliz com este prêmio, que demonstra todo o trabalho e consistência de uma equipe que está por trás de cada um dos nossos vinhos”.

O Granillon Semillon 2018 tem sua origem no quartel 1 da vinha de Batuco, na terra seca de Maule no interior, a 30 quilômetros do Oceano Pacífico e 183 metros de altitude. É proveniente de vinhas velhas plantadas na década de 1940, que não recebem irrigação. É colhida manualmente em meados de março, para ser prensada em uma prensa vertical e fermentada em barricas. Posteriormente, é mantido por 12 meses em barricas francesas.

Batuco apresenta um solo granítico, característico de certas encostas da Cordilheira da Costa, que se mescla com diferentes porcentagens de areia e lodo, e possui clima temperado, do tipo mediterrâneo, com influência costeira devido à sua proximidade com o mar.

No Granito Semillon 2018, Atkin apontou “é a colheita mais complexa deste vinho, mostrando aromas de flores silvestres e lanolina, um palato ceroso, com aromas cítricos, carvalho fino e um acabamento pedregoso e concentrado. Um dos melhores brancos da América do Sul”.

“O Granito é a melhor expressão de Bouchon, é uma compreensão profunda da nossa vinha e destaca o valor vitícola de uma variedade que foi praticamente esquecida em no Chile, como a Semillon”, diz Christian Sepúlveda, enólogo de Viña Bouchon.

(*) Com informações da Viña Bouchon

Comentários

Comentários

Deixar uma resposta