Road Show da Abiove e Aprosoja na Europa destaca a sustentabilidade da soja brasileira 

0
139

Última atualização:

São Paulo – A União Europeia, importante mercado consumidor de farelo proteico de soja, matéria-prima de ração animal, receberá de hoje a 31 de março missão informativa da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT).

As duas entidades, junto com o Ministério do Meio Ambiente e a ONG The Nature Conservancy (TNC), destacarão os avanços da governança ambiental no Brasil e os esforços dos setores público e privado na redução do desmatamento, na implementação de boas práticas agrícolas e na conscientização dos produtores rurais acerca do novo Código Florestal e de seu principal instrumento: o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

“O mercado europeu não conhece a nova realidade da governança ambiental no País, principalmente após a aprovação do Código Florestal, em 2012”, diz Fabio Trigueirinho, secretário-geral da Abiove.

Como a Europa é demandante de produtos agrícolas sustentáveis, a Abiove e a Aprosoja decidiram planejar um road show pela Bélgica, sede das instituições da União Europeia (UE), pela Holanda e pela Inglaterra, para apresentar os resultados positivos do programa Soja Plus, de melhoria contínua da propriedade rural, informar sobre a agenda de transição da Moratória da Soja e sobre o progresso na implementação do CAR.

“Estamos em entendimentos para que o Soja Plus seja uma espécie de passaporte, com o objetivo de valorizarmos o nosso farelo perante produtores de ração da Europa”, diz Ricardo Arioli, diretor do Sistema Famato e consultor da Aprosoja-MT.
Bélgica, Holanda e Inglaterra concentram as sedes de importantes empresas importadoras, processadoras e comercializadoras do farelo de soja brasileiro.

Temas que impactam relações comerciais Brasil-UE

 

O objetivo do road show é atualizar as empresas europeias consumidoras de farelo proteico, parlamentares europeus e diretores do DG-AGRI (agricultura) e DG ENVI (meio ambiente) da Comissão Europeia, em Bruxelas, sobre temas ambientais de extrema relevância para a manutenção das boas relações comerciais entre o Brasil e a União Europeia, a saber: sustentabilidade da soja brasileira; evolução da governança ambiental no Brasil; pagamentos por serviços ambientais; Bioma Amazônia e Novo Código Florestal.

O Brasil é responsável por 25% da produção mundial de soja, com a safra de 2014/15 estimada ao redor de 92 milhões de toneladas. O país é o 2º maior produtor e exportador mundial de soja em grão, farelo e óleo de soja. O complexo soja é um dos principais itens da balança comercial brasileira e resultou em exportações de US$ 31,4 bilhões em 2014 (13% das exportações do País). O bloco europeu é o principal cliente do farelo de soja do Brasil.

4 º Workshop Responsible Soy 

 

Ponto alto do road show será o seminário organizado pela Fefac (European Feed Manufacturers’ Federation), no dia 25 de março, com a participação de 80 instituições e empresas do agronegócio. O tema será “sustentabilidade da soja brasileira”.

Na ocasião, Francisco Oliveira, diretor de combate ao desmatamento do Ministério do Meio Ambiente, falará sobre o novo Código Florestal, enquanto o secretário-geral da Abiove, Fabio Trigueirinho, enfatizará a “nova agenda de transição da Moratória da Soja”, e o diretor do Sistema Famato e consultor da Aprosoja-MT, Ricardo Arioli, abordará o tema “Soja Plus e suas diretrizes – contribuição à produção de soja responsável”.

Também está confirmada a apresentação de um representante da sociedade civil, João Campari, diretor da TNC, sobre desmatamento e áreas de alto valor de conservação no Brasil.

O workshop será moderado por Nathalie Lecocq, secretária-geral da Fediol (The EU Vegetable Oil & Proteinmeal Industry), e por Ruud Tijssens, presidente da Fefac.

Os outros expositores no workshop serão Hugo Byrnes, diretor do Royal Ahold (importante grupo de varejo holandês), que apresentará as perspectivas do varejo europeu relacionadas aos critérios de compra de produtos de soja; Angela Booth, da comissão de sustentabilidade da Fefac, e Marta Zuluaga, da comissão de sustentabilidade da Fediol. Ambas darão um panorama sobre a demanda do mercado europeu por soja responsável.

Simpósio na Holanda

 

No dia 27, outro simpósio está programado: o Symposium Responsible Soy, na sede da Vitelia Feed, na Holanda, com a participação de 30 representantes dos setores de proteína animal (lácteos, suínos e aves) e da indústria de ração animal da Holanda.

Ainda na Holanda, outras importantes reuniões estão confirmadas: com representantes dos ministérios da Economia e das Relações Exteriores do país.

O road show incluirá visita à Missão do Brasil junto à União Europeia, em Bruxelas, onde haverá apresentação dos temas da missão da Abiove/Aprosoja à embaixadora Vera Machado e aos diplomatas André Carvalho e Fernando Mehler.

No dia 31, no término da missão Abiove/Aprosoja, a reunião será com a Agricultural Industries Confederation, em Londres.

Fonte: Abiove

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta