Roberto Jaguaribe assume da presidência da Apex, conforme noticiado pelo Comexdobrasil.com

0

Brasília – Conforme o Comexdobrasil.com anunciou em primeira mão no dia 18 de maio, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) publicou hoje (30) em seu portal que o embaixador Roberto Jaguaribe Gomes de Mattos tomou posse na última quinta-feira (23) como presidente da instituição.

No Itamaraty desde 1978, Jaguaribe estava, desde outubro de 2015, exercendo o cargo de Embaixador do Brasil na China e Mongólia. De 2010 a 2015, foi embaixador do Brasil junto ao Reino Unido e Irlanda do Norte. No Itamaraty, já passou pelos principais postos, como ministro-conselheiro na Embaixada em Washington, diretor do Departamento de Promoção Comercial, conselheiro da Delegação Permanente em Genebra e Subsecretário-Geral de Política do Itamaraty, entre outros.

Entre os cargos de destaque que ocupou no governo brasileiro estão: presidente do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) – 2005 a 2007, Secretário de Tecnologia Industrial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – 2003 a 2005 – e secretário de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento e Orçamento – 1995 a 1998.

Roberto Jaguaribe foi nomeado presidente pelo Ministro de Estado José Serra, atual Presidente do Conselho Deliberativo da Apex-Brasil (CDA), conforme o § 1º do art. 3º do Decreto n. 4.584/2003, alterado pelo Decreto n. 8-788/2016.

O Presidente da Apex-Brasil é indicado pelo Presidente da República, e nomeado e empossado pelo Presidente do Conselho Deliberativo da Apex-Brasil (CDA). A indicação foi feita no dia 20 de junho, pelo Vice-Presidente Michel Temer, no exercício do cargo de Presidente da República.

Nascido em 1952, no Rio de Janeiro, Roberto Jaguaribe é filho do cientista político e escritor brasileiro Hélio Jaguaribe Gomes de Mattos.

(*) Com informações da Apex-Brasil

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta